Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16891
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jeane Felix da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7927273805588210 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Masseto, Debora Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Morais, Erica Renata Vilela de | - |
dc.creator | Ramalho, Maria Gabriela Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0611313313310163 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T22:06:25Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02 | - |
dc.date.available | 2025-09-02T22:06:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
dc.identifier.citation | RAMALHO, Maria Gabriela Silva; SILVA, Jeane Felix da. A educação socioemocional e suas contribuições para o desenvolvimento dos/as estudantes: um mapeamento na literatura nacional. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16891 | - |
dc.description.abstract | This study addresses socio-emotional education in dialogue with the perspective of critical education, which proposes a broader and more integrated formation of the human being, going beyond the traditional model of education focused solely on content transmission. Through a qualitative bibliographic review, the study presents findings on academic literature that discusses socio-emotional education in the school context, aiming to examine how this approach, as presented in the analyzed publications, promotes (or not) the development of cognitive, emotional, and social aspects in the educational process. The analyses are based on the premise that the conceptions disseminated in the literature may align either with a neoliberal and individualistic logic or with a critical and emancipatory perspective—this distinction being a central element of the investigation. The results show that socio-emotional education has been highlighted as an important approach in the educational process. However, the analysis of academic production reveals that many of the approaches found in the selected texts are aligned with a functional and adaptive perspective, reinforcing discourses of individual responsibility and the development of skills aimed at school performance and market integration. This reveals an approximation to neoliberal principles, although some authors also offer contributions aligned with a critical perspective, which values comprehensive development, social awareness, and the confrontation of inequalities. Thus, the coexistence of different conceptions is observed, with a prevalence of an instrumental view of socio-emotional education in the academic literature analyzed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
dc.subject | Competências socioemocionais | pt_BR |
dc.subject | Socio-emotional education | pt_BR |
dc.subject | Emotional education | pt_BR |
dc.subject | Socio-emotional skills | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A educação socioemocional e suas contribuições para o desenvolvimento dos/as estudantes: um mapeamento na literatura nacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Socio-emotional education and its contributions to student development: a mapping in the national literature | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a educação socioemocional em diálogo com a perspectiva da crítica educação, a qual propõe uma formação mais ampla e integrada do ser humano, superando o modelo tradicional de ensino centrado unicamente na transmissão de conteúdos. Por meio de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, apresenta resultados sobre a produção acadêmica que trata da educação socioemocional no contexto escolar, com o objetivo de discutir de que forma a educação socioemocional, conforme apresentada nas publicações analisadas, propõe (ou não) o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais no processo formativo. Tais análises partem da premissa de que as concepções disseminadas na literatura podem estar alinhadas tanto a uma lógica neoliberal e individualista quanto a uma perspectiva crítica e emancipadora, distinção que constitui um elemento central nesta investigação. Os resultados apontam que a educação socioemocional tem sido abordada como parte importante no processo educativo. No entanto, a análise da produção acadêmica revela que grande parte das abordagens presentes nos textos analisados está alinhada a uma perspectiva funcional e adaptativa, reforçando discursos de responsabilização individual e desenvolvimento de competências voltadas ao desempenho escolar e à inserção no mercado de trabalho. Isso evidencia uma aproximação com princípios neoliberais, ainda que alguns autores também tragam contribuições alinhadas a uma perspectiva crítica, que valoriza a formação integral, a consciência social e o enfrentamento das desigualdades. Assim, constata se a coexistência de diferentes concepções, com prevalência de uma visão instrumental da educação socioemocional na literatura acadêmica investigada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educacao socioemocional e suas contribuicoes para o desenvolvimento dos.as estudantes - um mapeamento na literatura nacional.pdf | 394.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.