00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16888
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do Pibid na formação inicial do professor de matemática: um relato de experiência
Autor(es): Santos, Gerson Dantas dos
Primeiro Orientador: Melo, Vânio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Isnaldo Isaac
metadata.dc.contributor.referee2: Flores, André Luiz
Resumo: Este trabalho, busca mostrar a importância que o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem na formação inicial do professor de Matemática por meio do relato de experiência do autor. A metodologia empregada para a realização deste trabalho consiste na metodologia qualitativa. Seu desenvolvimento dialoga com a contextualização do tema, o histórico do programa e as experiências vivenciadas durante a participação do autor no referido programa. Com base na discussão apresentada, o autor conclui que a participação do licenciando em matemática no programa é essencial para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do futuro profissional docente, bem como as decisões sobre a permanência ou não na profissão.
Abstract: This work seeks to show the importance that the Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) has in the initial training of Mathematics teachers through the author's experience report. The methodology used to carry out this work consists of the qualitative methodology. Its development dialogues with the contextualization of the theme, the history of the program and the experiences lived during the author's participation in the aforementioned Pibid. Based on the discussion presented, the author concludes that the participation of the undergraduate student in mathematics in the program is essential for the mprovement and development of the future teaching professional, as well as the decisions about whether or not to remain in the profession.
Palavras-chave: Formação
Professores
Matemática
Programa
Bolsa
Training
Teachers
Mathematics
Program
Handbag
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: SANTOS, Gerson Dantas dos. A importância do Pibid na formação inicial do professor de matemática: um relato de experiência. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16888
Data do documento: 6-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importância do Pibid na formação inicial do professor de matemática um relato de experiência.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.