00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee2Flores, André Luiz-
dc.creatorSantos, Gerson Dantas dos-
dc.date.accessioned2025-09-02T15:38:01Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T15:38:01Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Gerson Dantas dos. A importância do Pibid na formação inicial do professor de matemática: um relato de experiência. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16888-
dc.description.abstractThis work seeks to show the importance that the Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) has in the initial training of Mathematics teachers through the author's experience report. The methodology used to carry out this work consists of the qualitative methodology. Its development dialogues with the contextualization of the theme, the history of the program and the experiences lived during the author's participation in the aforementioned Pibid. Based on the discussion presented, the author concludes that the participation of the undergraduate student in mathematics in the program is essential for the mprovement and development of the future teaching professional, as well as the decisions about whether or not to remain in the profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProgramapt_BR
dc.subjectBolsapt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectProgrampt_BR
dc.subjectHandbagpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA importância do Pibid na formação inicial do professor de matemática: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, busca mostrar a importância que o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem na formação inicial do professor de Matemática por meio do relato de experiência do autor. A metodologia empregada para a realização deste trabalho consiste na metodologia qualitativa. Seu desenvolvimento dialoga com a contextualização do tema, o histórico do programa e as experiências vivenciadas durante a participação do autor no referido programa. Com base na discussão apresentada, o autor conclui que a participação do licenciando em matemática no programa é essencial para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do futuro profissional docente, bem como as decisões sobre a permanência ou não na profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importância do Pibid na formação inicial do professor de matemática um relato de experiência.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.