00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16873
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Costa, Osielle Kelyne Vieira Costa
Primeiro Orientador: Braga Júnior, Amaro Xavier
metadata.dc.contributor.referee1: Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na formação crítica e cidadã dos estudantes. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Tardif e Lessard, a pesquisa destaca o potencial da Sociologia para promover reflexões sobre desigualdades, cidadania e transformação social. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva, com dimensão exploratória de uma pesquisa ação, em observações práticas e entrevistas realizadas no ambiente escolar. Os resultados revelam que o ensino de Sociologia na EJA possibilita debates significativos, contribuindo para a valorização das experiências de vida dos estudantes e para o desenvolvimento de uma consciência crítica. Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de tempo e a operacionalidade da disciplina, o trabalho reafirma a relevância de metodologias inovadoras e de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do ensino de Sociologia nesse contexto. Conclui-se que a Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta essencial para a construção de cidadãos conscientes e emancipados socialmente.
Abstract: This work addresses the importance of teaching Sociology in Youth and Adult Education (EJA), focusing on students' critical and civic education. Based on authors such as Paulo Freire, Tardif and Lessard, the research highlights the potential of Sociology to promote reflections on inequalities, citizenship and social transformation. The study uses a qualitative and descriptive aproach, with an exploratory dimension of action research, in practical observations and interviews carried out in the school environment. The results reveal that the teaching of Sociology at EJA allows for meaningful debates, contributing to the appreciation of students' life experiences and the development of critical awareness. Despite the challenges faced, such as time limitations and the operability of the discipline, the work reaffirms the relevance of innovative methodologies and public policies aimed at strengthening the teaching of Sociology in this context. It is concluded that Sociology in Youth and Adult Education (EJA) is an essential tool for building conscious and socially emancipated citizens.
Palavras-chave: Sociologia
Educação de Jovens e Adultos
Formação Crítica
Cidadania
Metodologia Educacional
Sociology
Youth and Adult Education
Critical Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Citação: COSTA, Osielle Kelyne Vieira Costa. A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA). 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16873
Data do documento: 2-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA).pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.