Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16873
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Autor(es): | Costa, Osielle Kelyne Vieira Costa |
Primeiro Orientador: | Braga Júnior, Amaro Xavier |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da |
Resumo: | O presente trabalho aborda a importância do ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na formação crítica e cidadã dos estudantes. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Tardif e Lessard, a pesquisa destaca o potencial da Sociologia para promover reflexões sobre desigualdades, cidadania e transformação social. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva, com dimensão exploratória de uma pesquisa ação, em observações práticas e entrevistas realizadas no ambiente escolar. Os resultados revelam que o ensino de Sociologia na EJA possibilita debates significativos, contribuindo para a valorização das experiências de vida dos estudantes e para o desenvolvimento de uma consciência crítica. Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de tempo e a operacionalidade da disciplina, o trabalho reafirma a relevância de metodologias inovadoras e de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do ensino de Sociologia nesse contexto. Conclui-se que a Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta essencial para a construção de cidadãos conscientes e emancipados socialmente. |
Abstract: | This work addresses the importance of teaching Sociology in Youth and Adult Education (EJA), focusing on students' critical and civic education. Based on authors such as Paulo Freire, Tardif and Lessard, the research highlights the potential of Sociology to promote reflections on inequalities, citizenship and social transformation. The study uses a qualitative and descriptive aproach, with an exploratory dimension of action research, in practical observations and interviews carried out in the school environment. The results reveal that the teaching of Sociology at EJA allows for meaningful debates, contributing to the appreciation of students' life experiences and the development of critical awareness. Despite the challenges faced, such as time limitations and the operability of the discipline, the work reaffirms the relevance of innovative methodologies and public policies aimed at strengthening the teaching of Sociology in this context. It is concluded that Sociology in Youth and Adult Education (EJA) is an essential tool for building conscious and socially emancipated citizens. |
Palavras-chave: | Sociologia Educação de Jovens e Adultos Formação Crítica Cidadania Metodologia Educacional Sociology Youth and Adult Education Critical Training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura |
Citação: | COSTA, Osielle Kelyne Vieira Costa. A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA). 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16873 |
Data do documento: | 2-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA).pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.