00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga Júnior, Amaro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
dc.contributor.referee1Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza-
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.creatorCosta, Osielle Kelyne Vieira Costa-
dc.date.accessioned2025-09-02T13:33:46Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T13:33:46Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationCOSTA, Osielle Kelyne Vieira Costa. A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA). 2025. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16873-
dc.description.abstractThis work addresses the importance of teaching Sociology in Youth and Adult Education (EJA), focusing on students' critical and civic education. Based on authors such as Paulo Freire, Tardif and Lessard, the research highlights the potential of Sociology to promote reflections on inequalities, citizenship and social transformation. The study uses a qualitative and descriptive aproach, with an exploratory dimension of action research, in practical observations and interviews carried out in the school environment. The results reveal that the teaching of Sociology at EJA allows for meaningful debates, contributing to the appreciation of students' life experiences and the development of critical awareness. Despite the challenges faced, such as time limitations and the operability of the discipline, the work reaffirms the relevance of innovative methodologies and public policies aimed at strengthening the teaching of Sociology in this context. It is concluded that Sociology in Youth and Adult Education (EJA) is an essential tool for building conscious and socially emancipated citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectFormação Críticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectMetodologia Educacionalpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectCritical Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do ensino de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na formação crítica e cidadã dos estudantes. Fundamentado em autores como Paulo Freire, Tardif e Lessard, a pesquisa destaca o potencial da Sociologia para promover reflexões sobre desigualdades, cidadania e transformação social. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva, com dimensão exploratória de uma pesquisa ação, em observações práticas e entrevistas realizadas no ambiente escolar. Os resultados revelam que o ensino de Sociologia na EJA possibilita debates significativos, contribuindo para a valorização das experiências de vida dos estudantes e para o desenvolvimento de uma consciência crítica. Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de tempo e a operacionalidade da disciplina, o trabalho reafirma a relevância de metodologias inovadoras e de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do ensino de Sociologia nesse contexto. Conclui-se que a Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ferramenta essencial para a construção de cidadãos conscientes e emancipados socialmente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A sociologia como ferramenta na formação crítica de estudantes da educação de Jovens e Adultos (EJA).pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.