00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Vanuza Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5602826691116168pt_BR
dc.contributor.referee1Callou, Manuela Rau De Almeid-
dc.contributor.referee2Torres, Mirtes Vitoriano-
dc.creatorSantos, Thayná Lavínia Aquino dos-
dc.date.accessioned2025-09-02T13:25:24Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T13:25:24Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Thayná Lavínia Aquino dos. A importância da memória institucional como ferramenta de comunicação: o caso da Associação Peixe-Boi. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) –Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16871-
dc.description.abstractThis work addresses the importance of Institutional Memory as a communication tool and seeks to understand how it is preserved and disseminated by the Peixe-Boi Association, the object of study of this research, through its social networks. We also sought to explore the concepts of Integrated Communication from the perspective of Kunsch (2003) and Félix (2020), Social Media highlighted in Martino (2014), Environmental Communication from the perspective of Dreyer (2023), Organizational Communication with an approach in Cruz (2014) and Institutional Memory from the perspective of Costa (1997), Huyssen (2000), Figueiredo and Bem (2013) and Seibt (2017). A qualitative approach was used, with a netnographic research method based on Corrêa and Rozados (2017), to analyze the communication practices of APB and its engagement with different audiences (internal and external), through reports exposed in informal conversations and on the association's Instagram profile. Therefore, scientific research on Institutional Memory as a tool that strengthens identity, promotes social interaction between audiences and contributes to the cultural, environmental and communicational appreciation of the organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Relações Públicas - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória Institucionalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_BR
dc.subjectInstitutional Memorypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectOrganizational Communicationpt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICASpt_BR
dc.titleA importância da memória institucional como ferramenta de comunicação: o caso da Associação Peixe-Boipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância da Memória Institucional como ferramenta de comunicação e busca compreender como ela é preservada e disseminada pela Associação Peixe-Boi, objeto de estudo desta pesquisa, por meio das suas redes sociais. Buscou-se também explorar os conceitos de Comunicação Integrada na perspectiva Kunsch (2003) e Félix (2020), Mídias Sociais com destaque em Martino (2014), Comunicação Ambiental na visão de Dreyer (2023), Comunicação Organizacional com enfoque em Cruz (2014) e Memória Institucional na perspectiva de Costa (1997), Huyssen (2000), Figueiredo e Bem (2013) e Seibt (2017). Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com método de pesquisa netnográfico baseado em Corrêa e Rozados (2017), para analisar as práticas comunicacionais da APB e o seu engajamento com diferentes públicos (interno e externo), por meio de relatos expostos em conversas informais e no perfil do Instagram da associação. Portanto, a pesquisa busca esclarecer sobre a Memória Institucional como uma ferramenta que fortalece a identidade, promove a interação social entre os públicos e contribui para a valorização cultural, ambiental e comunicacional da organização.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da memória institucional como ferramenta de comunicação o caso da Associação Peixe-Boi.pdf2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.