00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16850
Tipo: Especialização
Título: Desafios na formação acadêmica: entre desistir e persistir, narrativa em foco na educação especial e inclusiva
Autor(es): Santos, Luciana Francisca dos
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Weider Alberto Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Esmeralda Cardoso de Melo
Resumo: Este artigo busca conhecer as dificuldades de um graduando com deficiência visual, tendo em vista que a cada ano aumentam o número de estudantes atípicos matriculados na rede pública, e, muitas vezes, a oferta de vagas por si só não garante a permanência deles. Trata-se de uma pesquisa participante de natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados para embasamento teórico e discussão foram: a revisão bibliográfica de artigos sobre o tema e a narrativa do graduando por meio de um questionário semiestruturado, enviado via WhatsApp. Os dados foram obtidos no dia treze de julho de 2024. Como aporte teórico para esse estudo temos: Arendt (2020), Arroyo (2017); Arruda & Dickson (2018); Brasil (2024); Ferrari &Sekkel (2007); Silva & Freitas (2024); Furlan (2020); Konkel et Al (2015); Rodrigues (2017), Santos & Rocha (2023), entre outros. Os resultados da pesquisa revelam que o graduando F. S. enfrenta muitas barreiras no seu percurso de formação, a saber: o desinteresse de uma parte dos professores quanto à formação continuada para o ensino na área da Educação Especial; dificuldade para aprender os conteúdos visto que não há recursos tecnológicos na sala de aula para atender suas singularidades; ainda predomina a visão capacitista de alguns profissionais quanto à aprendizagem da pessoa com deficiência visual; falta de acessibilidade física. Espera-se que os resultados desse estudo contribuam para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência nas universidades públicas.
Abstract: This article seeks to understand the difficulties faced by visually impaired undergraduates, given that the number of atypical students enrolled in public schools increases every year, and often the availability of vacancies alone does not guarantee their continued presence. This is a qualitative participatory study. The instruments used for theoretical support and discussion were: a bibliographic review of articles on the topic and the undergraduate's narrative through a semi-structured questionnaire sent via WhatsApp. The data were obtained on July 13, 2024. The theoretical framework for this study includes: Arendt (2020), Arroyo (2017); Arruda & Dickson (2018); Brasil (2024); Ferrari & Sekkel (2007); Silva & Freitas (2024); Furlan (2020); Konkel et Al (2015); Rodrigues (2017), Santos & Rocha (2023), among others. The results of the research reveal that undergraduate F. S. faces many barriers in his educational path, namely: the lack of interest of some teachers in continuing education for teaching in the area of Special Education; difficulty in learning the content since there are no technological resources in the classroom to meet their unique needs; the ableist view of some professionals regarding the learning of people with visual impairments still predominates; and lack of physical accessibility. It is expected that the results of this study will contribute to improving the quality of teaching and learning for people with disabilities in public universities.
Palavras-chave: Educação especial
Narrativas
Formação docente
Inclusão
Atendimento educacional especializado - AEE
Special education
Specialized educational support
Narratives
Teacher training
Inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar
Citação: SANTOS, Luciana Francisca dos. Desafios na formação acadêmica: entre desistir, persistir, narrativa em foco na educação especial e inclusiva. 2025. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16850
Data do documento: 19-out-2024
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios na formacao academica - entre desistir persistir narrativa em foco na educacao especial e inclusiva.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.