00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Weider Alberto Costa-
dc.contributor.referee2Moura, Esmeralda Cardoso de Melo-
dc.creatorSantos, Luciana Francisca dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0913713085247431pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T23:28:51Z-
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2025-08-27T23:28:51Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Luciana Francisca dos. Desafios na formação acadêmica: entre desistir, persistir, narrativa em foco na educação especial e inclusiva. 2025. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16850-
dc.description.abstractThis article seeks to understand the difficulties faced by visually impaired undergraduates, given that the number of atypical students enrolled in public schools increases every year, and often the availability of vacancies alone does not guarantee their continued presence. This is a qualitative participatory study. The instruments used for theoretical support and discussion were: a bibliographic review of articles on the topic and the undergraduate's narrative through a semi-structured questionnaire sent via WhatsApp. The data were obtained on July 13, 2024. The theoretical framework for this study includes: Arendt (2020), Arroyo (2017); Arruda & Dickson (2018); Brasil (2024); Ferrari & Sekkel (2007); Silva & Freitas (2024); Furlan (2020); Konkel et Al (2015); Rodrigues (2017), Santos & Rocha (2023), among others. The results of the research reveal that undergraduate F. S. faces many barriers in his educational path, namely: the lack of interest of some teachers in continuing education for teaching in the area of Special Education; difficulty in learning the content since there are no technological resources in the classroom to meet their unique needs; the ableist view of some professionals regarding the learning of people with visual impairments still predominates; and lack of physical accessibility. It is expected that the results of this study will contribute to improving the quality of teaching and learning for people with disabilities in public universities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado - AEEpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectSpecialized educational supportpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios na formação acadêmica: entre desistir e persistir, narrativa em foco na educação especial e inclusivapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca conhecer as dificuldades de um graduando com deficiência visual, tendo em vista que a cada ano aumentam o número de estudantes atípicos matriculados na rede pública, e, muitas vezes, a oferta de vagas por si só não garante a permanência deles. Trata-se de uma pesquisa participante de natureza qualitativa. Os instrumentos utilizados para embasamento teórico e discussão foram: a revisão bibliográfica de artigos sobre o tema e a narrativa do graduando por meio de um questionário semiestruturado, enviado via WhatsApp. Os dados foram obtidos no dia treze de julho de 2024. Como aporte teórico para esse estudo temos: Arendt (2020), Arroyo (2017); Arruda & Dickson (2018); Brasil (2024); Ferrari &Sekkel (2007); Silva & Freitas (2024); Furlan (2020); Konkel et Al (2015); Rodrigues (2017), Santos & Rocha (2023), entre outros. Os resultados da pesquisa revelam que o graduando F. S. enfrenta muitas barreiras no seu percurso de formação, a saber: o desinteresse de uma parte dos professores quanto à formação continuada para o ensino na área da Educação Especial; dificuldade para aprender os conteúdos visto que não há recursos tecnológicos na sala de aula para atender suas singularidades; ainda predomina a visão capacitista de alguns profissionais quanto à aprendizagem da pessoa com deficiência visual; falta de acessibilidade física. Espera-se que os resultados desse estudo contribuam para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência nas universidades públicas.pt_BR
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