Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Torres, Andresso Marques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5767546693723657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Givanildo da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jailson Costa da | - |
dc.creator | Souza, Janaína Eliziário da Silva | - |
dc.creator | Eliziário, Josué dos Santos Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3731171393214122 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0414094394233273 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T00:23:33Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26 | - |
dc.date.available | 2025-08-27T00:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Janaína Eliziário da Silva; ELIZIÁRIO, Josué dos Santos Souza; TORRES, Andresso Marques. Literatura de cordel na educação de jovens e adultos: um relato de experiência a partir do estágio supervisionado IV. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16843 | - |
dc.description.abstract | This article presentes the analyses and reflections arising from the discipline Estágio Supervisionado IV (Supervised Teaching Internship IV), part of the Pedagogy program at the Federal University of Alagoas (Ufal), focusing on the literacy development of Youth and Adult Education (EJA) students. The proposal centered on investigating the contributions of cordel literature as a pedagogical tool in the teaching-learning process, based on interventions carried out in a public municipal school in Maceió, Alagoas. The adopted methodology was qualitative, with a descriptive and interpretative approach, based on participant observation and teaching practices. During the teaching interventions, activities were proposed that combined linguistic, artistic, and critical elements, including the reading of cordel texts, the production of woodcuts (xilogravuras), appreciation of music, and dialogical discussions. The results indicate that the use of cordel literature significantly contributed to student engagement, promoting the development of reading, writing, and critical thinking skills. At the same time, the internship served as a space for knowledge construction, in which direct interaction with EJA students broadened the understanding of pedagogical practice, highlighting the inseparability between action and reflection in teacher education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Language development | pt_BR |
dc.subject | Internship | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Literatura de cordel na educação de jovens e adultos: um relato de experiência a partir do estágio supervisionado IV | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta as análises e reflexões do Estágio Supervisionado IV do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com foco na alfabetização e letramento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta centrou-se na investigação das contribuições da literatura de cordel como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem, a partir de intervenções realizadas em uma escola da rede pública municipal de Maceió/AL. A metodologia adotada foi qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo, pautada na observação participante e na realização de regências. Durante as regências, foram propostas atividades que articularam aspectos linguísticos, artísticos e críticos, incluindo a leitura de cordéis, produção de xilogravuras, apreciação de músicas e diálogos. Os resultados apontam que a utilização do cordel contribuiu significativamente para o engajamento dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento de competências de leitura, escrita e reflexão crítica. Ao mesmo tempo, o estágio se constituiu como um espaço de produção de saberes, no qual a vivência concreta com os sujeitos da EJA contribuiu para ampliar a compreensão sobre o fazer pedagógico, evidenciando a indissociabilidade entre ação e reflexão na formação docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literatura de cordel na educacao de jovens e adultos - um relato de experiencia a partir do estagio supervisionado IV.pdf | 360.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.