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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16841
Tipo: | Especialização |
Título: | Formação de professores do ensino médio na perspectiva inclusiva e ecoformadora em uma escola pública |
Autor(es): | Farias, Aline Monique Oliveira da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Janayna Paula Lima de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sobral, Marcos Paulo de Oliveira |
Resumo: | A formação de professores para a inclusão, na perspectiva ecoformadora, enfrenta inúmeros desafios que torna a prática do professor mais complexa. A concepção tradicional de formação docente frequentemente ignora a diversidade das relações humanas, dificultando a capacidade dos professores de ensino médio em abordar de maneira eficaz as diferenças individuais dos alunos. Esse contexto é especialmente relevante para o público-alvo da educação especial, que demanda metodologias de aprendizagem adaptadas às suas necessidades específicas. Além disso, a falta de apoio institucional agrava essa situação e resulta em resistência a mudanças dentro do ambiente escolar. Políticas educacionais muitas vezes desatualizadas e desconectadas da realidade das salas de aula são um obstáculo significativo. Inúmeras vezes elas não promovem adequadamente a inclusão e a ecoformação, dificultando a implementação de práticas pedagógicas inovadoras. A resistência a mudanças também se manifesta entre os próprios educadores, que podem se sentir despreparados ou inseguros para adotar novas abordagens inclusivas. Diante desse cenário, a necessidade de formação continuada para os professores que atuam no ensino médio, numa perspectiva de inclusão e ecoformação, se torna indispensável. É necessário investir em capacitações que proporcionem uma compreensão aprofundada da ecoformação e das metodologias inclusivas. Além disso, fomentar uma cultura escolar que valorize a diversidade e promova o respeito mútuo é fundamental para a efetiva implementação dessas práticas, e para que isto aconteça os docentes precisam de suporte para se sentirem preparados para tal demanda. Este artigo analisa esses desafios e propõe estratégias para superá-los, através de um relato de experiência adquirido por meio de uma oficina pedagógica com professores atuantes no ensino médio de uma escola pública. A abordagem ecoformadora é destacada como essencial para desenvolver uma prática docente que acolha e valorize a diversidade, promovendo uma educação mais inclusiva e consciente. |
Abstract: | Teacher training for inclusion, from an eco-training perspective, faces numerous challenges that make teaching practice more complex. The traditional concept of teacher training often ignores the diversity of human relationships, hindering the ability of high school teachers to effectively address students' individual differences. This context is especially relevant for the target audience of special education, which demands learning methodologies adapted to their specific needs. Furthermore, the lack of institutional support aggravates this situation and results in resistance to change within the school environment. Educational policies, often outdated and disconnected from the reality of classrooms, are a significant obstacle. They often fail to adequately promote inclusion and eco-training, hindering the implementation of innovative pedagogical practices. Resistance to change also manifests itself among educators themselves, who may feel unprepared or insecure about adopting new inclusive approaches. Given this scenario, the need for continuing education for high school teachers, from a perspective of inclusion and eco-training, becomes essential. It is necessary to invest in training that provides a deep understanding of eco-training and inclusive methodologies. Furthermore, fostering a school culture that values diversity and promotes mutual respect is fundamental to the effective implementation of these practices, and for this to happen, teachers need support to feel prepared for such demands. This article analyzes these challenges and proposes strategies to overcome them, based on an experience gained through a pedagogical workshop with high school teachers at a public school. The eco-training approach is highlighted as essential to developing teaching practices that embrace and value diversity, promoting a more inclusive and conscious education. |
Palavras-chave: | Ensino médio Formação de professores Inclusão Ecoformação High school Teacher training Inclusion Eco-training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar |
Citação: | FARIAS, Aline Monique Oliveira da Silva; SOUZA, Janayna. Formação de professores do ensino médio na perspectiva inclusiva e ecoformadora em uma escola pública. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16841 |
Data do documento: | 19-out-2024 |
Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU |
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