00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Felix da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927273805588210pt_BR
dc.contributor.referee1Luís, Suzana Maria Barrios-
dc.contributor.referee2Sales, Mônica Patrícia da Silva-
dc.creatorFarias, Jéssica Calheiros-
dc.creatorCosta, Monique Melo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2193527591262929pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3396014423705805pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-24T23:31:42Z-
dc.date.available2025-08-24-
dc.date.available2025-08-24T23:31:42Z-
dc.date.issued2024-11-18-
dc.identifier.citationFARIAS, Jéssica Calheiros; COSTA, Monique Melo. Contação de histórias nos anos iniciais: reflexões sobre as contribuições para alfabetização e letramento na perspectiva de professoras alagoanas. 2025. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16818-
dc.description.abstractStorytelling is a pedagogical strategy that can contribute to the literacy and literacy process, enabling listening and imagination to help children become young readers, as the world of make-believe allows them to gain knowledge of knowledge and values through through the stories told. Thus, the present study's general objective is to understand the contributions of storytelling to the literacy process of children in the early years of Elementary School, from the perspective of teachers from Alagoas. To this end, this qualitative research, of an exploratory nature, was developed based on interviews carried out with six teachers, in two school institutions in Alagoas, one private and the other public. The teachers work in the early years of Elementary School and the interviews covered the use of storytelling in their classes. The results point to the existence of some obstacles, such as the demand of the classes, the lack of resources to work on storytelling, the search for attention from students, among other issues highlighted in this course completion work (TCC) of Pedagogy at the Federal University of Alagoas. Despite these challenges, teachers frequently use and consider storytelling an important strategy to promote the development of speaking and learning, highlighting its relevance for reading and writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectStory tellingpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContação de histórias nos anos iniciais: reflexões sobre as contribuições para alfabetização e letramento na perspectiva de professoras alagoanaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA contação de história é uma estratégia pedagógica que pode contribuir com o processo de alfabetização e letramento, possibilitando a escuta e a imaginação para auxiliar as crianças a se tornarem pequenas leitoras, pois o mundo de faz de conta permite o conhecimento de saberes e valores por meio das histórias contadas. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral conhecer as contribuições da contação de história para o processo de alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de professoras alagoanas. Para isso, esta pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, foi desenvolvida a partir de entrevistas realizadas com seis professoras, em duas instituições escolares alagoanas, sendo uma privada e a outra pública. As professoras atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e as entrevistas abordaram sobre o uso da contação de histórias em suas aulas. Os resultados apontam a existência de alguns empecilhos, como a demanda das turmas, a falta de recursos para trabalhar a contação de histórias, a busca pela atenção dos alunos e alunas, dentre outras questões destacadas no presente trabalho de conclusão de curso (TCC) de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Apesar desses desafios, as professoras utilizam com frequência e consideram a contação de histórias uma estratégia importante para promover o desenvolvimento da oralidade e da aprendizagem, destacando sua relevância para a leitura e escritapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.