Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16816
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação como processo de ausculta |
Autor(es): | Silva, Francielly Karollayne Gomes da Santos, Luanna Emanuelly Martiniando dos |
Primeiro Orientador: | Gléria, Ana Carolina Faria Coutinho |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferraz, Erado de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Givanildo da |
Resumo: | O presente escrito disserta a respeito do processo de avaliação de maneira a interligá-lo ao ato de auscultar. Para tanto, é exposto o resultado de uma pesquisa realizada com 32 profissionais da educação do Ensino Fundamental, nos municípios Alagoanos de São Luís do Quitunde e Teotônio Vilela, como também, salienta-se a problemática no que diz respeito à forma como os professores dos anos iniciais avaliam seus estudantes, relacionando com o ato de auscultar. Traçamos como objeto principal: compreender como se dá o processo de avaliação. E, como objetivos específicos: investigar como os professores dos anos iniciais de escolas públicas municipais da cidade de São Luís do Quitunde e Teotônio Vilela percebem essa temática; conhecer as concepções que esses professores possuem sobre a realização de avaliações em situações de ensino-aprendizagem dos alunos. Com a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo, foi possível observar que, em contexto geral, a avaliação como processo de ausculta não é muito utilizada, uma vez que grande parte dos professores ainda está presa a exames de caráter autoritário e classificatório. |
Abstract: | This paper discusses the assessment process, connecting it to the act of listening. To this end, it presents the results of a survey conducted with 32 elementary school professionals in the municipalities of São Luís do Quitunde and Teotônio Vilela, Alagoas. It also highlights the problems regarding how early-grade teachers assess their students, relating them to the act of listening. Our main objective is to understand how the assessment process works. The specific objectives are to investigate how early-grade teachers in municipal public schools in the cities of São Luís do Quitunde and Teotônio Vilela perceive this topic; and to understand these teachers' perceptions of conducting assessments in teaching-learning situations. By analyzing the data obtained from the field research, it was possible to observe that, in general, assessment as a listening process is not widely used, since most teachers are still stuck with authoritarian and classificatory exams. |
Palavras-chave: | Avaliação Exame Aprendizagem Ausculta Assessment Exam Listening |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Francielly Karollayne Gomes da; SANTOS, Luanna Emanuelly dos. Avaliação como processo de ausculta. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16816 |
Data do documento: | 12-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliacao como processo de ausculta.pdf | 451.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.