Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16812
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos cooperativos na prática do pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Souza, Flávia Betânia |
Primeiro Orientador: | Santos, Edlene Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Maria José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Prado, Edna Cristina do |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo os jogos cooperativos no ambiente escolar. Tem como objetivos compreender o motivo da pouca utilização dos jogos cooperativos na prática do pedagogo dos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as produções acadêmicas disponíveis na Biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD) sobre jogos cooperativos na educação; verificar o quantitativo dessas produções na primeira década do século XXI (2001 a 2010); e investigar quais dessas produções são direcionadas aos jogos cooperativos na prática do professor pedagogo do ensino fundamental I. A partir dessa pesquisa exploratória foi possível perceber que há não só uma boa difusão sobre os jogos cooperativos como também uma quantidade significativa de produções acadêmicas na BDTD. No entanto, dentro do período temporal investigado, a maioria dessas produções tem foco na educação física escolar. Com destaque para o trabalho de Lisboa (2008) intitulado “O jogo e seus múltiplos olhares: perspectiva da família, da escola e suas interações na prática educativa”, com enfoque na concepção do pedagogo e dos pais em relação à prática do jogo no ambiente escolar. |
Abstract: | This article studies cooperative games in the school environment. Its objectives are to understand the reason for the low use of cooperative games in the practice of elementary school teachers; to identify the academic productions available in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) on cooperative games in education; to verify the number of these productions in the first decade of the 21st century (2001 to 2010); and to investigate which of these productions are directed at cooperative games in the practice of elementary school teachers. This exploratory research revealed not only a good dissemination of cooperative games but also a significant amount of academic productions in the BDTD. However, within the time period investigated, most of these productions focused on physical education in schools. Highlighting the work by Lisboa (2008) entitled "Play and its Multiple Perspectives: Perspectives of Family, School, and Their Interactions in Educational Practice," focusing on the perceptions of educators and parents regarding play in the school environment. |
Palavras-chave: | Jogos cooperativos Produções acadêmicas Ensino fundamental Cooperative games Academic productions Elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SOUZA, Flávia Betânia; SANTOS, Edlene Cavalcanti. Jogos cooperativos na prática do pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16812 |
Data do documento: | 9-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogos cooperativos na pratica do pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental.pdf | 457.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.