00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16810
Tipo: Dissertação
Título: Política estudantil da UFAL: percurso, cenário e condições de permanência
Título(s) alternativo(s): Ufal student policy: route, scenarios, and conditions of permanence
Autor(es): Silva, Ana Karla Loureiro da
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lucas Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender a política estudantil, quanto à permanência no Ensino Superior. Os estudos sobre a permanência de estudantes da classe popular vêm se ampliando no cenário nacional, e contando desde o início com a participação efetiva do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Cedu/Ufal/CNPq), que se caracteriza enquanto precursor dos estudos sobre a temática no estado de Alagoas. É a partir da trilha dos trabalhos nacionais, e somados aos contributos da produção do grupo e de suas ramificações que nos fez adentrar por esta temática traçando um panorama da importância da discussão acerca da noção de permanência e seus sentidos. Enquanto órgão legitimador e indutor de ações dessa natureza, a Pró-Reitoria Estudantil (Proest) da Ufal configura-se como lócus deste estudo. E, tendo em vista os princípios que regem suas ações, que é o de garantir aos que acessam a Proest a possibilidade de conclusão, partimos da seguinte problematização: Que estratégias a política estudantil no âmbito da Ufal utiliza visando à permanência dos sujeitos estudantes? A pesquisa é de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos realizados a partir de estudo bibliográfico e a análise das informações coletadas em documentos oficiais nacionais e também no âmbito da Ufal. O estudo mostrou que as estratégias de permanência criadas pela Ufal, por meio da Proest se configuram predominantemente em ações materiais, e de Apoio Pedagógico, de caráter assistencial. Demonstrou, ainda, que tais ações possuem uma importância substancial dentro da lógica institucional, pois tem a função de criar as condições estruturais para que os estudantes considerados vulneráveis socialmente consigam construir percursos de permanência longevos na universidade, tendo a possibilidade de acessar e concluir com sucesso seus processos formativos.
Abstract: This thesis aims to comprehend the student politics, regarding the permanence in Higher Education. Studies on the permanence of students from the working class are expanding on the national scene, and counting since the beginning with the effective participation of the Multidisciplinary Research Group on Youth and Adult Education (Multieja/Cedu/Ufal/CNPq), which is characterized as the precursor of studies on the subject in the state of Alagoas. It is based on the trail of national works, and added to the contributions of the Group's production and its ramifications, that made us enter this theme, tracing an overview of the importance of the discussion about the notion of permanence and its meanings. As a legitimizing body and inducer of actions of this nature, the Graduation Prorectorate (Proest) at Ufal is the locus of this study. And, in view of the principles that govern its actions, which is to guarantee those who access Proest the possibility of conclusion, we started from the following questioning: What strategies does the student politics within the Ufal use aiming at the permanence of students? The research is of a qualitative nature, with methodological procedures carried out from bibliographic studies and information analysis collected in official national documents and, also, within the scope of Ufal. The study showed that the permanence strategies created by Ufal, through Proest, are predominantly configured as material actions and Pedagogical Support, aid oriented. It also demonstrated that such actions are of substantial importance within the institutional logic, which has the function of creating the structural conditions for students considered socially vulnerable to be able to build long-term permanence paths at the university, having the possibility to access and successfully complete their educational processes.
Palavras-chave: Política estudantil – Universidade Federal de Alagoas
Estudantes universitários - Permanência
Ensino superior
Student Policy – University ​​Federal of Alagoas
University students - Permanence
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Ana Karla Loureiro da. Política estudantil da UFAL: percurso, cenário e condições de permanência. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16810
Data do documento: 11-mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Política estudantil da UFAL percurso, cenário e condições de permanência.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.