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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16800
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aprendendo a afetar(-se): reflexões sobre autopercepção e tessituras identitárias em uma experiência de estágio em educação infantil |
Autor(es): | Silva, Gildeane Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Silva, Andreza Fabrícia Pinheiro da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Ana Cristina de Oliveira de |
Resumo: | O Estágio em Educação Infantil possibilita experiências que estão muito além das discussões teóricas previamente realizadas em sala de aula por sua natureza sensível e prática ampliando os horizontes dos discentes para além dos livros e discussões na universidade. A prática do estágio permite uma autoavaliação que as muitas leituras ainda são incapazes de incitar. A própria experiência em si já é bastante rica devido suas inúmeras possibilidades formativas. Concordo com Pimenta e Lima (2008) quando afirmam que o estágio oferta novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os professores formadores, convidando-os a rever suas concepções sobre o ensinar e o aprender. Existe algo a perceber além da própria experiência de estágio e as atividades necessárias que cumprem as demandas de tal componente curricular: o aprender a afetar-se seja positivamente ou negativamente e, pelas duas vias existentes é possível angariar preciosos ensinamentos. Esse afetar-se acontece durante o processo, as trocas e a doação oriunda da expectativa diante do novo. Esta pesquisa objetiva instigar reflexões sobre o processo de afetamentos que ocorrem em uma experiência de Estágio em Educação Infantil a partir de uma autonarrativa- método que usei para construir o presente trabalho influenciada na teoria Meihy e Holanda (2014). No percurso metodológico foi adotado uma pesquisa de ordem qualitativa, uma vez que os muitos registros realizados durante a minha experiência de estágio como também conversas com a diretora e diálogos com as crianças foram usados como parte complementar na realização deste escrito. Toda pesquisa foi realizada num CMEI no município de Maceió e se utilizou a priori como procedimentos de investigação, entrevistas semiestruturadas com a diretora do CMEI, com a professora da turma da sala de referência, com a professora orientadora Andreza Fabrícia, relatos autorais de experiência de estágio, além das observações e de pesquisas teórico-bibliográfica. |
Abstract: | Internships in Early Childhood Education provide experiences that go far beyond the theoretical discussions previously held in the classroom due to their sensitive and practical nature, broadening students' horizons beyond books and university discussions. The practice of the internship allows for a self-assessment that the many readings are still incapable of inciting. The experience itself is already very rich due to its countless formative possibilities. I agree with Pimenta and Lima (2008) when they say that the internship offers new possibilities for teaching and learning the teaching profession, including for teacher trainers, inviting them to review their conceptions of teaching and learning. There is something to realize beyond the internship experience itself and the necessary activities that meet the demands of this curricular component: learning to affect oneself, whether positively or negatively, and it is possible to gain valuable lessons in both ways. This affecting takes place during the process, the exchanges and the gift that comes from the expectation of the new. This research aims to instigate reflections on the process of affect that occurs in an internship experience in Early Childhood Education based on a self-narrative - a method I used to construct this work influenced by the theory of Meihy and Holanda (2014). The methodological approach adopted was qualitative research, since the many records made during my internship experience, as well as conversations with the principal and dialogues with the children, were used as a complementary part of this writing. All the research was carried out at a CMEI in the municipality of Maceió, and a priori research procedures included semi-structured interviews with the CMEI director, the teacher of the reference room class, the supervising teacher Andreza Fabrícia, authorial reports of the internship experience, as well as observations and theoretical and bibliographical research. |
Palavras-chave: | Estágio Educação infantil Afetamentos Experiência Autonarrativa Intership Early childhood education Affections Experience Self-narrative |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Gildeane Cavalcante. Aprendendo a afetar(-se): reflexões sobre autopercepção e tessituras identitárias em uma experiência de estágio em educação infantil. 2025. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16800 |
Data do documento: | 19-mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Aprendendo a afetar - se - reflexoes sobre autopercepcao e tessituras identitarias em uma experiencia de estagio em educacao infantil.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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