Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16794
Tipo: | Dissertação |
Título: | A etnomatemática do filé alagoano: percursos para a alfabetização matemática na educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | The ethnomathematics of filé alagoano: pathways to mathematical literacy in youth and adult education |
Autor(es): | Quaresma, Leila Carla dos Santos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Carloney Alves de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
Resumo: | A presente pesquisa, intitulada: “A Etnomatemática do Filé Alagoano: percursos para a Alfabetização Matemática na Educação de Jovens e Adultos” tomou como metodologia a abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica. O estudo foi realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro Pontal da Barra, em Maceió-Alagoas. Para direcionar a pesquisa foi investigada a seguinte problemática: como a Etnomatemática pode contribuir para a alfabetização matemática dos alunos da EJA, considerando suas práticas culturais, habilidades e conhecimentos matemáticos construídos na vida cotidiana? Nesse sentido, o objeto da pesquisa caracteriza-se na Etnomatemática e nos Saberesfazeres matemáticos dos alunos da EJA. Os dados foram coletados inicialmente a partir de uma entrevista estruturada, e posteriormente a execução de uma intervenção pedagógica através da aplicação de uma sequência didática. A partir da análise dos dados foi constatado que a Etnomatemática está presente na cultura do trabalho dos estudantes, em especial no Filé Alagoano e nas práticas cotidianas. Os sujeitos da EJA expressam ações matematizadas específicas que emergem do seu cotidiano, uma vez que, agem como sujeitos em potencial capazes de apreenderem novos conceitos e técnicas matemáticas a partir do diálogo entre a Matemática Escolar e a Matemática da Vida. |
Abstract: | The present research, entitled: “The Ethnomathematics of the Alagoas File: paths to Mathematical Literacy in Youth and Adult Education” took as its methodology the qualitative approach of the pedagogical intervention type. The study was carried out with students from Youth and Adult Education (EJA) at the Silvestre Péricles Municipal School, located in the Pontal da Barra district, in Maceió-Alagoas. To direct the research, the following issue was investigated: how can Ethnomathematics contribute to the mathematical literacy of EJA students, considering their cultural practices, mathematical skills and knowledge built in everyday life? In this sense, the object of the research is characterized in Ethnomathematics and in the mathematical know-how of EJA students. Data were initially collected from a structured interview, and later the execution of a pedagogical intervention through the application of a didactic sequence. From the data analysis, it was found that Ethnomathematics is present in the work culture of students, especially in Filé Alagoano and in everyday practices. EJA subjectsexpress specific mathematized actions that emerge from their daily lives, as they act as potential subjects capable of apprehending new mathematical concepts and techniques from the dialogue between School Mathematics and Mathematics of Life. |
Palavras-chave: | Etnomatemática Formação de professores Educação de jovens e adultos Ensino de matemática Filé (Artesanato de renda) Ethnomathematics Teacher training Youth and adult education Mathematics teaching Filet (Lace Craft) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | QUARESMA, Leila Carla dos Santos. A etnomatemática do filé alagoano: percursos para a alfabetização matemática na educação de jovens e adultos. 2025. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16794 |
Data do documento: | 30-jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A etnomatemática do filé alagoano percursos para a alfabetização matemática na educação de jovens e adultos.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.