00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.creatorQuaresma, Leila Carla dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7744871010656831pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-20T22:42:43Z-
dc.date.available2025-08-20-
dc.date.available2025-08-20T22:42:43Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationQUARESMA, Leila Carla dos Santos. A etnomatemática do filé alagoano: percursos para a alfabetização matemática na educação de jovens e adultos. 2025. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16794-
dc.description.abstractThe present research, entitled: “The Ethnomathematics of the Alagoas File: paths to Mathematical Literacy in Youth and Adult Education” took as its methodology the qualitative approach of the pedagogical intervention type. The study was carried out with students from Youth and Adult Education (EJA) at the Silvestre Péricles Municipal School, located in the Pontal da Barra district, in Maceió-Alagoas. To direct the research, the following issue was investigated: how can Ethnomathematics contribute to the mathematical literacy of EJA students, considering their cultural practices, mathematical skills and knowledge built in everyday life? In this sense, the object of the research is characterized in Ethnomathematics and in the mathematical know-how of EJA students. Data were initially collected from a structured interview, and later the execution of a pedagogical intervention through the application of a didactic sequence. From the data analysis, it was found that Ethnomathematics is present in the work culture of students, especially in Filé Alagoano and in everyday practices. EJA subjectsexpress specific mathematized actions that emerge from their daily lives, as they act as potential subjects capable of apprehending new mathematical concepts and techniques from the dialogue between School Mathematics and Mathematics of Life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFilé (Artesanato de renda)pt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectFilet (Lace Craft)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA etnomatemática do filé alagoano: percursos para a alfabetização matemática na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeThe ethnomathematics of filé alagoano: pathways to mathematical literacy in youth and adult educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada: “A Etnomatemática do Filé Alagoano: percursos para a Alfabetização Matemática na Educação de Jovens e Adultos” tomou como metodologia a abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica. O estudo foi realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro Pontal da Barra, em Maceió-Alagoas. Para direcionar a pesquisa foi investigada a seguinte problemática: como a Etnomatemática pode contribuir para a alfabetização matemática dos alunos da EJA, considerando suas práticas culturais, habilidades e conhecimentos matemáticos construídos na vida cotidiana? Nesse sentido, o objeto da pesquisa caracteriza-se na Etnomatemática e nos Saberesfazeres matemáticos dos alunos da EJA. Os dados foram coletados inicialmente a partir de uma entrevista estruturada, e posteriormente a execução de uma intervenção pedagógica através da aplicação de uma sequência didática. A partir da análise dos dados foi constatado que a Etnomatemática está presente na cultura do trabalho dos estudantes, em especial no Filé Alagoano e nas práticas cotidianas. Os sujeitos da EJA expressam ações matematizadas específicas que emergem do seu cotidiano, uma vez que, agem como sujeitos em potencial capazes de apreenderem novos conceitos e técnicas matemáticas a partir do diálogo entre a Matemática Escolar e a Matemática da Vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.