Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16791
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo um estudo de caso do projeto educapa |
Autor(es): | Rocha, Lucas Gabriel Vieira Almeida |
Primeiro Orientador: | Silva, Simone Affonso da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Gilcileide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marisco, Luciane Maranha de Oliveira |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso avalia as contribuições das ações e projetos realizados no âmbito do Programa de Extensão do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA/UFAL), entre 2019 e agosto de 2024, para a formação dos discentes. Como estudo de caso, destaca-se o Projeto EducAPA, em desenvolvimento desde 2022. A pesquisa tem caráter exploratório, adotando abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas, com levantamento documental e bibliográfico, aplicação de questionários e entrevistas e síntese de dados. O estudo inicia-se com um panorama histórico sobre a concepção da Extensão Universitária no Brasil e seus desdobramentos, seguido pela análise da estrutura da extensão no IGDEMA. Posteriormente, é apresentada uma análise detalhada do Projeto EducAPA e suas contribuições, bem como da extensão universitária, para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Como resultados, obtivemos que as contribuições do Projeto EducAPA evidenciaram como a experiência extensionista promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais entre os discentes, fortalecendo sua formação acadêmica e ampliando a compreensão sobre os desafios socioambientais reais. As percepções dos alunos indicam que o projeto incentivou uma visão crítica e comprometida com a sociedade, ao conectar teoria e prática em atividades de campo e conscientização ambiental. Esses resultados reforçam a importância da extensão como um caminho para a formação integral e para o fortalecimento do papel social da universidade. |
Abstract: | Este Trabajo de Finalización de Curso evalúa los aportes de acciones y proyectos realizados en el ámbito del Programa de Extensión del Instituto de Geografía, Desarrollo y Medio Ambiente (IGDEMA/UFAL), entre 2019 y agosto de 2024, para la formación de estudiantes. Como estudio de caso destaca el Proyecto EducAPA, en desarrollo desde 2022. La investigación es de carácter exploratorio, adoptando enfoques metodológicos cualitativos y cuantitativos, con investigación documental y bibliográfica, aplicación de cuestionarios y entrevistas y síntesis de datos. El estudio comienza con un panorama histórico de la concepción de la Extensión Universitaria en Brasil y sus desarrollos, seguido de un análisis de la estructura de extensión del IGDEMA. Posteriormente, se presenta un análisis etallado del Proyecto EducAPA y sus aportes, así como la extensión universitaria, al desarrollo académico y profesional de los estudiantes. Como resultado, obtuvimos que los aportes del Proyecto EducAPA mostraron cómo la experiencia de extensión promovió el desarrollo de habilidades técnicas y sociales en los estudiantes, fortaleciendo su formación académica y ampliando su comprensión de los desafíos socioambientales reales. Las percepciones de los estudiantes indican que el proyecto fomentó una visión crítica y compromiso con la sociedad, al conectar teoría y práctica en actividades de campo y conciencia ambiental. Estos resultados refuerzan la importancia de la extensión como camino hacia la formación integral y el fortalecimiento del rol social de la universidad. |
Palavras-chave: | Extensão universitária Projeto Educapa Formação do Geógrafo Extensión universitaria Proyecto Educapa Formación de Geógrafos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Bacharelado |
Citação: | ROCHA, Lucas Gabriel Vieira Almeida. O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo: um estudo de caso do Projeto Educapa. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16791 |
Data do documento: | 26-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo um estudo de caso do projeto educapa.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.