00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Affonso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195346473335405pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gilcileide Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Marisco, Luciane Maranha de Oliveira-
dc.creatorRocha, Lucas Gabriel Vieira Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-19T14:09:43Z-
dc.date.available2025-08-19-
dc.date.available2025-08-19T14:09:43Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationROCHA, Lucas Gabriel Vieira Almeida. O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo: um estudo de caso do Projeto Educapa. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16791-
dc.description.abstractEste Trabajo de Finalización de Curso evalúa los aportes de acciones y proyectos realizados en el ámbito del Programa de Extensión del Instituto de Geografía, Desarrollo y Medio Ambiente (IGDEMA/UFAL), entre 2019 y agosto de 2024, para la formación de estudiantes. Como estudio de caso destaca el Proyecto EducAPA, en desarrollo desde 2022. La investigación es de carácter exploratorio, adoptando enfoques metodológicos cualitativos y cuantitativos, con investigación documental y bibliográfica, aplicación de cuestionarios y entrevistas y síntesis de datos. El estudio comienza con un panorama histórico de la concepción de la Extensión Universitaria en Brasil y sus desarrollos, seguido de un análisis de la estructura de extensión del IGDEMA. Posteriormente, se presenta un análisis etallado del Proyecto EducAPA y sus aportes, así como la extensión universitaria, al desarrollo académico y profesional de los estudiantes. Como resultado, obtuvimos que los aportes del Proyecto EducAPA mostraron cómo la experiencia de extensión promovió el desarrollo de habilidades técnicas y sociales en los estudiantes, fortaleciendo su formación académica y ampliando su comprensión de los desafíos socioambientales reales. Las percepciones de los estudiantes indican que el proyecto fomentó una visión crítica y compromiso con la sociedad, al conectar teoría y práctica en actividades de campo y conciencia ambiental. Estos resultados refuerzan la importancia de la extensión como camino hacia la formación integral y el fortalecimiento del rol social de la universidad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectProjeto Educapapt_BR
dc.subjectFormação do Geógrafopt_BR
dc.subjectExtensión universitariapt_BR
dc.subjectProyecto Educapapt_BR
dc.subjectFormación de Geógrafospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO papel da atividade de extensão na formação do geógrafo um estudo de caso do projeto educapapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso avalia as contribuições das ações e projetos realizados no âmbito do Programa de Extensão do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA/UFAL), entre 2019 e agosto de 2024, para a formação dos discentes. Como estudo de caso, destaca-se o Projeto EducAPA, em desenvolvimento desde 2022. A pesquisa tem caráter exploratório, adotando abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas, com levantamento documental e bibliográfico, aplicação de questionários e entrevistas e síntese de dados. O estudo inicia-se com um panorama histórico sobre a concepção da Extensão Universitária no Brasil e seus desdobramentos, seguido pela análise da estrutura da extensão no IGDEMA. Posteriormente, é apresentada uma análise detalhada do Projeto EducAPA e suas contribuições, bem como da extensão universitária, para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Como resultados, obtivemos que as contribuições do Projeto EducAPA evidenciaram como a experiência extensionista promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais entre os discentes, fortalecendo sua formação acadêmica e ampliando a compreensão sobre os desafios socioambientais reais. As percepções dos alunos indicam que o projeto incentivou uma visão crítica e comprometida com a sociedade, ao conectar teoria e prática em atividades de campo e conscientização ambiental. Esses resultados reforçam a importância da extensão como um caminho para a formação integral e para o fortalecimento do papel social da universidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo um estudo de caso do projeto educapa.pdf6.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.