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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Simone Affonso da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4195346473335405 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Gilcileide Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2 | Marisco, Luciane Maranha de Oliveira | - |
dc.creator | Rocha, Lucas Gabriel Vieira Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T14:09:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19 | - |
dc.date.available | 2025-08-19T14:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Lucas Gabriel Vieira Almeida. O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo: um estudo de caso do Projeto Educapa. 2025. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16791 | - |
dc.description.abstract | Este Trabajo de Finalización de Curso evalúa los aportes de acciones y proyectos realizados en el ámbito del Programa de Extensión del Instituto de Geografía, Desarrollo y Medio Ambiente (IGDEMA/UFAL), entre 2019 y agosto de 2024, para la formación de estudiantes. Como estudio de caso destaca el Proyecto EducAPA, en desarrollo desde 2022. La investigación es de carácter exploratorio, adoptando enfoques metodológicos cualitativos y cuantitativos, con investigación documental y bibliográfica, aplicación de cuestionarios y entrevistas y síntesis de datos. El estudio comienza con un panorama histórico de la concepción de la Extensión Universitaria en Brasil y sus desarrollos, seguido de un análisis de la estructura de extensión del IGDEMA. Posteriormente, se presenta un análisis etallado del Proyecto EducAPA y sus aportes, así como la extensión universitaria, al desarrollo académico y profesional de los estudiantes. Como resultado, obtuvimos que los aportes del Proyecto EducAPA mostraron cómo la experiencia de extensión promovió el desarrollo de habilidades técnicas y sociales en los estudiantes, fortaleciendo su formación académica y ampliando su comprensión de los desafíos socioambientales reales. Las percepciones de los estudiantes indican que el proyecto fomentó una visión crítica y compromiso con la sociedad, al conectar teoría y práctica en actividades de campo y conciencia ambiental. Estos resultados refuerzan la importancia de la extensión como camino hacia la formación integral y el fortalecimiento del rol social de la universidad. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Projeto Educapa | pt_BR |
dc.subject | Formação do Geógrafo | pt_BR |
dc.subject | Extensión universitaria | pt_BR |
dc.subject | Proyecto Educapa | pt_BR |
dc.subject | Formación de Geógrafos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo um estudo de caso do projeto educapa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso avalia as contribuições das ações e projetos realizados no âmbito do Programa de Extensão do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA/UFAL), entre 2019 e agosto de 2024, para a formação dos discentes. Como estudo de caso, destaca-se o Projeto EducAPA, em desenvolvimento desde 2022. A pesquisa tem caráter exploratório, adotando abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas, com levantamento documental e bibliográfico, aplicação de questionários e entrevistas e síntese de dados. O estudo inicia-se com um panorama histórico sobre a concepção da Extensão Universitária no Brasil e seus desdobramentos, seguido pela análise da estrutura da extensão no IGDEMA. Posteriormente, é apresentada uma análise detalhada do Projeto EducAPA e suas contribuições, bem como da extensão universitária, para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. Como resultados, obtivemos que as contribuições do Projeto EducAPA evidenciaram como a experiência extensionista promoveu o desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais entre os discentes, fortalecendo sua formação acadêmica e ampliando a compreensão sobre os desafios socioambientais reais. As percepções dos alunos indicam que o projeto incentivou uma visão crítica e comprometida com a sociedade, ao conectar teoria e prática em atividades de campo e conscientização ambiental. Esses resultados reforçam a importância da extensão como um caminho para a formação integral e para o fortalecimento do papel social da universidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O papel da atividade de extensão na formação do geógrafo um estudo de caso do projeto educapa.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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