Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16790
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação de jovens e adultos: uma experiência no estágio supervisionado |
Título(s) alternativo(s): | Youth and adult education: a supervised internship experience in literacy and pedagogy |
Autor(es): | Silva, Claudiane Maria da |
Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Felix da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Torres, Andresso Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Givanildo da |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Alfabetização e Letramento, componente curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Por ser realizado no turno noturno, o referido Estágio teve como foco a Educação de Jovens e Adultos, a partir da experiência do Estágio, das atividades realizadas e da interação com os/as alunos/as. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, envolvendo observação participante e registro em diário de campo. O Estágio proporcionou uma visão mais aprofundada sobre a realidade dos/as estudantes da EJA, ampliando as contribuições para a formação no curso de Pedagogia. Os principais resultados evidenciam avanços na participação e no engajamento dos/as alunos/as durante as atividades propostas, além do fortalecimento do vínculo entre eles/as e a escola. As regências mostraram o potencial das práticas pedagógicas sensíveis como ferramentas para promover aprendizagens significativas no ambiente escolar. |
Abstract: | This paper aims to report the experience lived during the Supervised Internship in Literacy and Language Development, a mandatory curricular component of the Pedagogy Course at the Federal University of Alagoas. As it was carried out in the evening shift, the Internship focused on Youth and Adult Education (YAE), based on the experience of the Internship itself, the activities carried out, and the interaction with the students. The methodology used was of a qualitative nature, involving participant observation and field diary records. The Internship provided a deeper understanding of the reality of YAE students, enhancing contributions to the training in the Pedagogy course. The main results show progress in student participation and engagement during the proposed activities, as well as the strengthening of the bond between students and the school. The teaching practices demonstrated the potential of sensitive pedagogical approaches as tools to promote meaningful learning in the school environment. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - EJA Pedagogia Estágio supervisionado Alfabetização Youth and adult education Pedagogy Supervised internship Literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Claudiane Maria da; SILVA, Jeane Felix da. Educação de jovens e adultos: uma experiência no estágio supervisionado. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16790 |
Data do documento: | 2-jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao de jovens e adultos - uma experiencia no estagio supervisionado.pdf | 370.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.