00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Felix da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927273805588210pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Luiza Cristina Silva-
dc.contributor.referee2Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza-
dc.creatorOliveira, Andressa Camylle Alves de-
dc.creatorNascimento, Vitória Felix do-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3810459284685388pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1625665457124824pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T11:53:44Z-
dc.date.available2025-08-19-
dc.date.available2025-08-19T11:53:44Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andressa Camylle Alves de; NASCIMENTO, Vitória Felix do; SILVA, Jeane Felix da. Gênero e docência na educação infantil: uma revisão de literatura. 2025. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16789-
dc.description.abstractThis article addresses gender and teaching in early childhood education, focusing on the image of educators who work in this crucial phase of school development. The research begins with the following question: What are the main gender constructions identified in the literature, from 2020 to 2024, that addresses the pedagogical practice of female educators in early childhood education? Based on this question, the following general objective is: to understand the gender constructions present in the literature on the pedagogical practice of female educators in early childhood education, from 2020 to 2024; and the following specific objectives: to map how the academic literature describes the influence of female educators' gender identities and experiences on their pedagogical practices in early childhood education; and to identify the different perspectives on gender in the context of early childhood education and the role of female educators. Methodologically, this work falls within the field of qualitative bibliographic research. Data collection was conducted in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) database. The search was conducted using combinations of the following key terms: "Early Childhood Education and Gender," "Teaching and Early Childhood Education and Gender." The final sample consisted of nine articles that formed the basis for a critical analysis of gender representations and experiences in early childhood education teaching. The literature review allowed us to map the gender constructions present in educators' pedagogical practices, highlighting issues related to the reproduction of gender stereotypes and the role of educators in deconstructing these stereotypes. Most of the reviewed articles focused on theoretical approaches, lacking empirical studies that could deepen the understanding of the implementation of pedagogical practices that consider gender issues in daily school life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGênero e docência na educação infantil: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeGender and teaching in early childhood education: a literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda gênero e docência na educação infantil, com foco na imagem das educadoras que atuam nessa fase tão essencial do desenvolvimento escolar. A pesquisa parte da seguinte questão: Quais são as principais construções de gênero identificadas na literatura, entre os anos de 2020 a 2024, que aborda a prática pedagógica de educadoras na educação infantil? A partir dessa pergunta, tem-se o seguinte objetivo geral: conhecer as construções de gênero presentes na literatura sobre a prática pedagógica de educadoras na educação infantil, no período de 2020 a 2024; e os seguintes objetivos específicos: mapear como a literatura acadêmica descreve a influência das identidades e experiências de gênero das educadoras em suas práticas pedagógicas na educação infantil; e identificar as diferentes perspectivas sobre gênero no contexto da educação infantil e o papel das educadoras. Metodologicamente, este trabalho se situa no campo da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. A coleta de dados foi realizada na base de dados Scientific Eletonic Library Online (SciELO). A busca foi realizada utilizando combinações entre os seguintes termos-chave: “Educação Infantil e Gênero”, “Docência e educação infantil e gênero”. A amostra final foi composta por 9 artigos que constituíram a base para a análise crítica sobre as representações e experiências de gênero no exercício da docência na educação infantil. A revisão da literatura permitiu mapear as construções de gênero presentes nas práticas pedagógicas das educadoras, com destaque para as questões relativas à reprodução de estereótipos de gênero e ao papel da educadora na desconstrução desses estereótipos. A maioria dos artigos revisados concentrou-se em abordagens teóricas, carecendo de estudos empíricos que possam aprofundar a compreensão da implementação de práticas pedagógicas que considerem as questões de gênero no dia a dia escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Genero e docencia na educacao infantil - uma revisao de literatura.pdf551.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.