00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16751
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mapeamento da educação do campo em Alagoas no Repositório Institucional da UFAL: panorama atual e desafios
Título(s) alternativo(s): Mapping rural education in Alagoas in the UFAL institutional repository: current overview and challenges
Autor(es): Santos, Katianny Onezia de Lima
Santos, Maria Jéssica dos
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Felix da
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Abdizia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais
Resumo: Este estudo mapeia a produção acadêmica sobre educação do campo em Alagoas, com base em dados do Repositório Institucional da UFAL (RI/UFAL) coletados em março de 2023. A pesquisa objetiva analisar como a educação do campo em Alagoas tem sido abordada na produção acadêmica local, identificando ações e desafios para a qualidade do ensino nessa modalidade educacional no estado. A metodologia foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada com revisão bibliográfica desenvolvida no RI/UFAL. O referencial teórico foi pautado, principalmente, em autores/as como Arroyo, Caldart e Molina (2011), Santos (2011), Vieira e Medeiros (2018), entre outros. Os resultados revelam avanços históricos na área, mas também apontam para a necessidade de superar obstáculos para garantir uma educação de qualidade aos sujeitos do campo.
Abstract: This study maps the academic production on rural education in Alagoas, based on data from the Institutional Repository of UFAL (RI/UFAL) collected in March 2023. The research aims to analyze how rural education in Alagoas has been approached in local academic production, identifying actions and challenges for the quality of teaching in this educational modality in the state. The methodology was developed through qualitative research, with data collection carried out through a bibliographic review conducted at RI/UFAL. The theoretical framework was based mainly on authors such as Arroyo, Caldart, and Molina (2011), Santos (2011), Vieira and Medeiros (2018), among others. The results reveal historical advances in the area but also point to the need to overcome obstacles to ensure quality education for rural subjects.
Palavras-chave: Educação do campo
Sujeitos do campo
Pesquisa bibliográfica
RIUFAL (Repositório Institucional da UFAL)
Rural education
Rural subjects
Bibliographic research
Institutional Repository of UFAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Katianny Onezia de Lima; SANTOS, Maria Jéssica dos; SILVA, Jeane Felix da. Mapeamento da educação do campo em Alagoas no Repositório Institucional da UFAL: panorama atual e desafios. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16751
Data do documento: 2-jun-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento da educacao do campo em Alagoas no Repositorio Institucional da UFAL - panorama atual e desafios.pdf539.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.