Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2765870601121879 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Marcolino, Suzana | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://http//lattes.cnpq.br/4235351112811483 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcolino, Suzana | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Maria dos | - |
dc.contributor.referee3 | Maynart, Renata da Costa | - |
dc.creator | Silva, Luanny Ferreira Avelino | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7418302641571388 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T13:38:03Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06 | - |
dc.date.available | 2025-08-06T13:38:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luanny Ferreira Avelino. O brincar dos bebês na creche no encontro com a natureza: uma experiência numa creche em Maceió. 2025. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16729 | - |
dc.description.abstract | In the current socio-historical moment we are experiencing, following a pandemic that has exacerbated the already growing separation between humans and nature, due to the increasingly rapid advancement of the digital and technological era of modern society, thinking about experiences that restore contact between children and natural environments has become a concern among scholars and educators not only in Brazil but worldwide. Based on this concern, the objective of this final project is to discuss and present the author's professional experiences at a daycare center in the state of Maceió that adopts the Magaluzzian and Pikler approaches as guiding principles for teaching, considering their potential contributions to the full development of young babies. The methodology used was bibliographical research, linking the discussions of some authors on the topic with practical experiences in the investigated environment. In theory, this monograph seeks to understand and document how babies play in contact with nature, reflecting on possible causes of the gap between play and outdoor environments and presenting a glimpse into the daycare routine. Although nature is considered a setting full of possibilities for children to experience their childhoods, it is important to emphasize that the effectiveness of proposals that seek to connect play and nature lies in the hands of the institutions and the professionals who work within them, based on their pedagogical objectives and the way they manage interactions between children and the natural environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Bebê | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Nature | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Baby | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O brincar dos bebês na creche no encontro com a natureza: uma experiência numa creche em Maceió | pt_BR |
dc.title.alternative | Babies' play at daycare ina an encounter with nature: an experience at a daycare in Maceió | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | No atual momento sócio histórico que estamos vivenciando, após um período de pandemia que agravou o afastamento já em crescente consolidação entre os seres humanos e a natureza, em razão do avanço cada vez mais rápido da era digital e tecnológica da sociedade moderna, pensar em vivências que retomem o contato entre crianças e ambientes naturais vêm se tornando uma preocupação entre estudiosos e educadores não só no Brasil, mas em todo o mundo. A partir dessa inquietação, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é dialogar e apresentar as experiências profissionais vivenciadas pela autora em uma creche no estado de Maceió que adota as abordagens Magaluzziana e Pikler como eixos norteadores de ensino, pensando em suas possíveis contribuições para o desenvolvimento pleno de bebês pequenos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, atrelando as discussões de alguns autores acerca do tema às experiências práticas experimentadas no ambiente investigado. Em tese, essa monografia busca entender e registrar como acontece o brincar dos bebês em contato com a natureza, fazendo algumas reflexões sobre possíveis causas para o distanciamento entre o brincar nos ambientes livres e apresentando um pouco da rotina na creche. Embora a natureza seja considerada um cenário repleto de possibilidades para que as crianças vivenciem suas infâncias, é importante enfatizar que o desempenho das propostas que buscam fazer a conexão entre o brincar e a natureza está nas mãos das instituições e dos profissionais que nelas atuam, a partir de seus objetivos pedagógicos e da maneira como conduzem as interações entre as crianças e o meio natural. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O brincar dos bebes na creche no encontro com a natureza - uma experiencia numa creche em Maceio.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.