Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16714
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma experiência com o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa como língua adicional |
Título(s) alternativo(s): | An experience with the use of playful activities within a critical perspective in the teaching/learning process of English as an additional language |
Autor(es): | Gonçalves, Rayanne Thays da Silva |
Primeiro Orientador: | Tiabana, Adriana Lopes Lisboa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Makiyama, Simone |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo principal refletir sobre os resultados de duas aulas ministradas para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de São Miguel dos Milagres em Alagoas, utilizando atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica. Foi observado que, como esperado, o uso desses recursos lúdicos afetou positivamente a interação dos alunos na turma selecionada, porém o grande protagonista motivacional foi a perspectiva crítica que contribuiu significativamente para a motivação e participação dos alunos. Foi utilizado como base os pressupostos teóricos de Nogueira (2008) e Martins (2007) - ludicidade e ferramentas tecnológicas; Morais, Filho e Freire (2018) - cultura maker; Tavares (2013) e Da Rocha Franco (2020) - lúdico e pensamento crítico; Indalécio e Ribeiro (2017) e Hostetter (2006) - habilidades cognitivas dos nativos digitais; Janks (2010, 2013) - Letramento Crítico. A reflexão produzida pelos dados do estudo de caso em questão demonstrou que, apesar da falta de variedades de recursos digitais, o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica fomenta um maior engajamento e participação, demonstrando na prática a importância da utilização de atividades que promovam a criticidade com crianças. |
Abstract: | This study aimed primarily to reflect on the outcomes of two classes taught to third grade students at a public school in São Miguel dos Milagres, Alagoas. The classes utilized playful activities within a critical perspective. As expected, the use of these playful resources positively impacted student interaction in the selected group. However, the critical perspective emerged as the main motivational factor, significantly contributing to student motivation and participation. The theoretical foundations drawn upon included Nogueira (2008) and Martins (2007) for playfulness and technological tools; Morais, Filho, and Freire (2018) for maker culture; Tavares (2013) and Da Rocha Franco (2020) for playfulness and critical thinking; Indalécio and Ribeiro (2017) and Hostetter (2006) for cognitive skills of digital natives; and Janks (2010) and Janks (2013) for critical literacy. The reflection prompted by the case study data demonstrated that despite the limited variety of digital resources, the use of playful activities within a critical perspective fosters greater engagement and participation, underscoring the importance of nurturing critical thinking in the classroom with children. |
Palavras-chave: | Língua inglesa – Estudo e ensino Aprendizagem Atividades lúdicas Habilidades cognitivas Nativos digitais English language – Study and teaching Learning. 3. Playful activities Cognitive skills Digital natives |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
Citação: | GONÇALVES, Rayanne Thays da Silva. Uma experiência com o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa como língua adicional. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16714 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma experiência com o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica no processo de ensinoaprendizagem de língua inglesa como língua adicional.pdf | 667.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.