00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tiabana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee1Makiyama, Simone-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925917656306852pt_BR
dc.creatorGonçalves, Rayanne Thays da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:27:01Z-
dc.date.available2025-01-15-
dc.date.available2025-08-05T21:27:01Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Rayanne Thays da Silva. Uma experiência com o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa como língua adicional. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16714-
dc.description.abstractThis study aimed primarily to reflect on the outcomes of two classes taught to third grade students at a public school in São Miguel dos Milagres, Alagoas. The classes utilized playful activities within a critical perspective. As expected, the use of these playful resources positively impacted student interaction in the selected group. However, the critical perspective emerged as the main motivational factor, significantly contributing to student motivation and participation. The theoretical foundations drawn upon included Nogueira (2008) and Martins (2007) for playfulness and technological tools; Morais, Filho, and Freire (2018) for maker culture; Tavares (2013) and Da Rocha Franco (2020) for playfulness and critical thinking; Indalécio and Ribeiro (2017) and Hostetter (2006) for cognitive skills of digital natives; and Janks (2010) and Janks (2013) for critical literacy. The reflection prompted by the case study data demonstrated that despite the limited variety of digital resources, the use of playful activities within a critical perspective fosters greater engagement and participation, underscoring the importance of nurturing critical thinking in the classroom with children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectNativos digitaispt_BR
dc.subjectEnglish language – Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning. 3. Playful activitiespt_BR
dc.subjectCognitive skillspt_BR
dc.subjectDigital nativespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleUma experiência com o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica no processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa como língua adicionalpt_BR
dc.title.alternativeAn experience with the use of playful activities within a critical perspective in the teaching/learning process of English as an additional languagept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal refletir sobre os resultados de duas aulas ministradas para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de São Miguel dos Milagres em Alagoas, utilizando atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica. Foi observado que, como esperado, o uso desses recursos lúdicos afetou positivamente a interação dos alunos na turma selecionada, porém o grande protagonista motivacional foi a perspectiva crítica que contribuiu significativamente para a motivação e participação dos alunos. Foi utilizado como base os pressupostos teóricos de Nogueira (2008) e Martins (2007) - ludicidade e ferramentas tecnológicas; Morais, Filho e Freire (2018) - cultura maker; Tavares (2013) e Da Rocha Franco (2020) - lúdico e pensamento crítico; Indalécio e Ribeiro (2017) e Hostetter (2006) - habilidades cognitivas dos nativos digitais; Janks (2010, 2013) - Letramento Crítico. A reflexão produzida pelos dados do estudo de caso em questão demonstrou que, apesar da falta de variedades de recursos digitais, o uso de atividades lúdicas dentro de uma perspectiva crítica fomenta um maior engajamento e participação, demonstrando na prática a importância da utilização de atividades que promovam a criticidade com crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.