Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Walter Matias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0941145152986197 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0771452713521203 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz | - |
dc.contributor.referee2 | Menezes, Anderson de Alencar | - |
dc.creator | Almeida, Camila dos Santos | - |
dc.creator | Onorio, Izabelly Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T15:41:31Z | - |
dc.date.available | 2025-07-31 | - |
dc.date.available | 2025-07-31T15:41:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Camila dos Santos; ONORIO, Izabelly Feitosa. Os encantos de ler: anos/fases iniciais do ensino fundamental em educação de jovens e adultos (EJA). 2025. 37 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16662 | - |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis presents the experiences gathered during the Supervised Internship 4, part of the Pedagogy program at UFAL, conducted with a Youth and Adult Education (EJA) class at the Municipal School Doutor Dennison Luiz Cerqueira Menezes. The internship was structured in two phases: an initial observation of the school environment and the implementation of a pedagogical intervention project. The project employed narratives and storytelling as tools to both celebrate the students' cultural backgrounds and encourage reading practices. This hands-on experience highlighted the critical connection between theoretical knowledge and practical application while addressing the unique challenges of EJA, such as the diverse composition of the class and the need for tailored teaching methodologies. The internship underscored the transformative and inclusive role of EJA, contributing to the development of a more reflective and well-prepared educator capable of meeting the demands of this educational context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult educacion | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Os encantos de ler: anos/fases iniciais do ensino fundamental em educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda as vivências e aprendizados adquiridos durante o Estágio Supervisionado 4, componente curricular do curso de Pedagogia da UFAL, realizado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Doutor Dennison Luiz Cerqueira Menezes. Dividido em duas etapas principais, o estágio contemplou inicialmente a observação do ambiente escolar, seguida pela implementação de um projeto de intervenção pedagógica que utilizou narrativas e causos como ferramentas para valorizar a bagagem cultural dos estudantes e incentivar práticas de leitura. A experiência permitiu evidenciar a relevância da integração entre teoria e prática no processo formativo, além de lançar luz sobre os desafios inerentes ao contexto da EJA, como a diversidade etária e de experiências dos alunos, que exige abordagens pedagógicas flexíveis e inclusivas. Este trabalho reafirma a importância da EJA como um espaço promotor de inclusão social e transformação pessoal, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de um profissional da educação mais crítico, sensível às especificidades do público atendido e apto a enfrentar as demandas desse campo educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os encantos de ler - anos-fases iniciais do ensino fundamental em educacao de jovens e adultos EJA.pdf | 931.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.