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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16660
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Profissional de apoio escolar na rede municipal de Maceió: primeiras aproximações. |
Autor(es): | Vieira, Viviane Bruna Lopes |
Primeiro Orientador: | Sales, Mônica Patrícia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Francisco, Deise Juliana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Jorge Eduardo de |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar o perfil dos Profissionais de Apoio Escolar (PAEs) e analisar os principais desafios enfrentados por esses profissionais no contexto da inclusão escolar de estudantes atípicos em Maceió. A pesquisa fundamenta-se em legislações e em autores que compreendem a inclusão como um processo de transformação da escola, com vistas a atender à diversidade em sua totalidade e a garantir o direito à aprendizagem para todos os estudantes. Dentre os principais referenciais legais utilizados estão documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE), o Plano Municipal de Educação de Maceió, o Guia de Educação Especial de Maceió (2016), a Declaração de Salamanca (1994) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). A abordagem adotada foi a pesquisa quantitativa, com a aplicação de questionário estruturado a 52 Profissionais de Apoio Escolar atuantes na rede municipal de Maceió. As respostas foram organizadas e analisadas por meio de estatística descritiva, com o intuito de identificar padrões e tendências sobre a atuação desses profissionais. Os resultados revelam que muitos PAEs atuam de forma isolada, com pouca formação e articulação institucional, o que fragiliza a efetivação da inclusão escolar. O estudo evidencia a urgência de políticas públicas que promovam a formação continuada, o planejamento colaborativo e o reconhecimento institucional do PAE como agente fundamental na promoção da equidade educacional. |
Abstract: | This article aims to identify the profile of School Support Professionals (PAEs) and analyze the main challenges faced by these professionals in the context of school inclusion of atypical students in Maceió. The research is based on legislation and authors who understand inclusion as a process of transforming the school to fully address diversity and guarantee the right to learning for all students. Key legal frameworks referenced include documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), the National Education Plan (PNE), the Municipal Education Plan of Maceió, the Maceió Special Education Guide (2016), the Salamanca Statement (1994), and the Statute of the Child and Adolescent (ECA, 1990). The methodology adopted was quantitative research, through the application of a structured questionnaire to 52 School Support Professionals working in Maceió’s municipal school system. The responses were organized and analyzed using descriptive statistics to identify patterns and trends in the performance of these professionals. The results show that many PAEs work in isolation, with little training and institutional support, which weakens the implementation of inclusive education. The study highlights the urgent need for public policies that promote continuing education, collaborative planning, and institutional recognition of PAEs as key agents in promoting educational equity. |
Palavras-chave: | Inclusão Profissional de apoio escolar Estudantes atípicos Inclusion School support professional Atypical students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | VIEIRA, Viviane Bruna Lopes; SALES, Mônica Patrícia da Silva. Profissional de apoio escolar na rede municipal de Maceió: primeiras aproximações. 2025. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16660 |
Data do documento: | 5-jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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