Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16586
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Proposta de sequência de atividades sobre magnetismo para a educação infantil |
Autor(es): | Silva, Andréa da Gomes, Fianma Gabriela Piter da Silva |
Primeiro Orientador: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Plaça, Jaqueline Santos Vargas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Morais, Érica Renata Vilela de |
Resumo: | Esta proposta apresenta uma sequência de atividades voltada para o ensino do magnetismo na Educação Infantil, fundamentada nas teorias de Vygotsky e Jean Piaget e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é introduzir o conceito de magnetismo de maneira lúdica, através de brincadeiras e experimentos que estimulem a curiosidade natural das crianças de 4 a 5 anos. As atividades propostas utilizam ímãs e outros materiais, permitindo que as crianças explorem fenômenos de atração e repulsão, incentivando o desenvolvimento cognitivo e a alfabetização científica. Com base em atividades investigativas, as crianças são encorajadas a testar hipóteses e aprender por meio da experimentação. A proposta busca integrar o magnetismo ao cotidiano infantil, promovendo aprendizagens e respeitando o protagonismo infantil, conforme orienta a BNCC. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, proporcionando um ambiente onde o brincar e a investigação são fundamentais para o desenvolvimento integral. |
Abstract: | This proposal presents a sequence of activities focused on teaching magnetism in Early Childhood Education, grounded in the theories of Vygotsky and Jean Piaget and aligned with the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) guidelines. The objective is to introduce the concept of magnetism in a playful manner through games and experiments that stimulate the natural curiosity of 4- to 5-year-old children. The proposed activities use magnets and other materials, allowing children to explore attraction and repulsion phenomena while fostering cognitive development and scientific literacy. Through inquiry-based activities, children are encouraged to test hypotheses and learn through experimentation. The proposal integrates magnetism into children’s daily lives, promoting meaningful learning while respecting child agency, as guided by the BNCC. Furthermore, it supports the development of socioemotional and cognitive skills by creating an environment where play and investigation are essential for holistic development. |
Palavras-chave: | Educação infantil Magnetismo Sequência de atividades Curiosidade Early childhood education Magnetism Activity sequence Curiosity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Andréa da; GOMES, Fianma Gabriela Piter da Silva; FIREMAN, Elton Casado. Proposta de sequência de atividades sobre magnetismo para a educação infantil. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16586 |
Data do documento: | 25-abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proposta de sequencia de atividades sobre magnetismo para a educacao infantil.pdf | 4.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.