00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://http//lattes.cnpq.br/2491547246152213pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ana Maria dos-
dc.contributor.referee2Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.creatorRodrigues, Letícia Aldeman de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1965845898314571pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-19T15:01:07Z-
dc.date.available2025-07-19-
dc.date.available2025-07-19T15:01:07Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Letícia Aldeman de Oliveira; MAYNART, Renata da Costa. A música na educação infantil e sua relação com o desenvolvimento integral das crianças. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16585-
dc.description.abstractMusic is present in humanity as a way of expressing feelings and emotions, playing an important role in child development, in addition to contributing to the improvement of musical intelligence, different sounds, rhythms and movements. Children spend a good part of their lives in educational institutions, a place that should guarantee the presence of the musical world, since the experiences that involve musicalization allow the exploration of one's own body, the bodies of others, in addition to the exploration of what is around. Therefore, music in the school environment is a form of personal learning and expression that sharpens emotions and senses. It is a form of artistic expression that allows experiences that involve aesthetics, appreciation, socialization, listening skills, understanding and the notion of rhythms and different sounds. The purpose of this work is to discuss the importance of providing children in early childhood education with experiences that involve music in conjunction with different expressive languages, understanding them as drivers of the integral development of children. As a methodology, the research is inserted in the context of qualitative research. It is divided into two sections, the first entitled “Music in the legal basis of early childhood education”, which discusses the analysis of some documents that guide early childhood education, among which are: the Statute of the Child and Adolescent (Brazil, 1990); Resolution No. 5, of December 17, 2009, which establishes the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (Brazil, 2009); and the Common National Curricular Base (Brazil, 2017). The second entitled “Music as an indispensable tool for child development”, refers to the analysis of some authors who deal with music and its importance in the formation of children, among them are: Bréscia (2003) and Martins (2009).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectComprehensive child developmentpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA música na educação infantil e sua relação com o desenvolvimento integral das criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA música está presente na humanidade como forma de expressar sentimentos e emoções, tendo um papel importante no desenvolvimento infantil, além de contribuir para o aperfeiçoamento da inteligência musical, das diferentes sonoridades, ritmos e movimentos. As crianças passam boa parte de suas vidas nas instituições de educação, local que deve garantir a presença do mundo musical, uma vez que as experiências que envolvem a musicalização permitem a exploração do próprio corpo, do corpo do outro, além da exploração do que está ao redor. Sendo assim, a música no ambiente escolar é uma forma de aprendizado pessoal e de expressão que aguça as emoções e os sentidos, trata-se de uma forma de expressão artística, que possibilita experiências que envolvem a estética, a apreciação, a socialização, a capacidade de escuta, a compreensão e a noção de ritmos e de diferentes sons. O trabalho tem por finalidade discutir acerca da importância de proporcionar às crianças da educação infantil experiências que envolvam a música em articulação às diferentes linguagens expressivas, entendendo-as enquanto propulsoras do desenvolvimento integral das crianças. Como metodologia, a pesquisa se insere no contexto da pesquisa qualitativa. Está dividida em duas seções, a primeira intitulada “A música na base legal da educação infantil”, em que discorre sobre a análise de alguns documentos norteadores da educação infantil, dentre os quais está presente: o Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 1990); a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). A segunda intitulada “A música como ferramenta indispensável para o desenvolvimento infantil”, refere-se a análise de alguns autores que tratam da música e de sua importância na formação das crianças, dentre eles estão: Bréscia (2003) e Martins 2009).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A musica na educacao infantil e sua relacao com o desenvolvimento integral das criancas.pdf471.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.