00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Débora Borges da-
dc.contributor.referee2Freitas, Raphael de Oliveira-
dc.creatorLopes, Raquel dos Santos Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0168831458189541pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-18T00:44:42Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-18T00:44:42Z-
dc.date.issued2025-05-21-
dc.identifier.citationLOPES, Raquel dos Santos Souza; OLIVEIRA, Carloney Alves de. Propostas de musicalização nos anos iniciais atrelados aos saberes matemáticos. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16583-
dc.description.abstractThis study aims to outline suggestions for musical activities for teaching Mathematics in the early years of elementary education, based on three thematic axes of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Numbers, Algebra, and Geometry. It is a qualitative research, exploratory in nature. The results obtained were favorable to what was intended from the primary ideas of the research, proving, through practical experiences of musicalization and the theoretical framework accessed, that the presence of Mathematics can be easily perceived in experiences involving musicalization, which serve as tools that highlight various contents of Mathematics in the early years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePropostas de musicalização nos anos iniciais atrelados aos saberes matemáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo delinear sugestões de atividades de musicalização para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como base três eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Números, Álgebra e Geometria. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório. Os resultados obtidos foram favoráveis com o que foi pretendido desde as ideias primárias da pesquisa, comprovando, por meio de vivências práticas de musicalização e do conjunto teórico acessado que a presença da Matemática pode ser facilmente percebida em experiências que envolvem musicalização e que estas, logram como ferramentas que salientam diversos conteúdos da Matemática nos anos iniciais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Propostas de musicalizacao nos anos iniciais atrelados aos saberes matematicos.pdf495.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.