Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carloney Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9900433024242592 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Débora Borges da | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Raphael de Oliveira | - |
dc.creator | Lopes, Raquel dos Santos Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0168831458189541 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-18T00:44:42Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17 | - |
dc.date.available | 2025-07-18T00:44:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Raquel dos Santos Souza; OLIVEIRA, Carloney Alves de. Propostas de musicalização nos anos iniciais atrelados aos saberes matemáticos. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16583 | - |
dc.description.abstract | This study aims to outline suggestions for musical activities for teaching Mathematics in the early years of elementary education, based on three thematic axes of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Numbers, Algebra, and Geometry. It is a qualitative research, exploratory in nature. The results obtained were favorable to what was intended from the primary ideas of the research, proving, through practical experiences of musicalization and the theoretical framework accessed, that the presence of Mathematics can be easily perceived in experiences involving musicalization, which serve as tools that highlight various contents of Mathematics in the early years. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Musicalization | pt_BR |
dc.subject | Teaching mathematics | pt_BR |
dc.subject | Early years | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Propostas de musicalização nos anos iniciais atrelados aos saberes matemáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo delinear sugestões de atividades de musicalização para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como base três eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Números, Álgebra e Geometria. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório. Os resultados obtidos foram favoráveis com o que foi pretendido desde as ideias primárias da pesquisa, comprovando, por meio de vivências práticas de musicalização e do conjunto teórico acessado que a presença da Matemática pode ser facilmente percebida em experiências que envolvem musicalização e que estas, logram como ferramentas que salientam diversos conteúdos da Matemática nos anos iniciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Propostas de musicalizacao nos anos iniciais atrelados aos saberes matematicos.pdf | 495.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.