Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16548
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Métodos “didáticocriativos” no ensino da arte/dança |
Autor(es): | Silva, Jeronimo do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Lima, Noemi Mello Loureiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Anderson Diego da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Masseto, Débora Cristina |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Kamilla Mesquita |
Resumo: | A referida pesquisa é um estudo das formas didáticas criativas – também chamado de “didáticocriativo” – de ensino usadas por arte-educadores da Rede Estadual de Ensino para atuação da polivalência no ensino de Artes, entendendo a criatividade como o conhecimento que cada professor tem, e usa para o ensino polivalente. Tendo por maior premissa a reflexão sobre os métodos “didáticocriativos” e as interfaces presentes na arte-educação e suas possíveis Pedagogias em Artes, no Arte-educador, e nas suas práticas artística-pedagógicas-metodológica. Sob essa ótica, consideramos que o ensino de Arte é algo importante, integrativo e indispensável a formação do ser humano, que é apresentado na pesquisa durante o desenvolvimento das temáticas e das aulas ministradas pelos professores. Com embasamento teórico nas Pedagogias que dançam de Baldi (2023) em diálogo com as interfaces do artista docente de Marques (2012) e Strazzacappa (2012). |
Abstract: | This research is a study of the creative didactic forms – also called "creative didactic" – of teaching used by art-educators of the State Education Network to act polyvalence in the teaching of Arts, understanding creativity as the knowledge that each teacher has, and uses for polyvalent teaching. Having as its main premise the reflection on the "didactic-creative" methods and the interfaces present in art education and its possible Pedagogies in Arts, in the Art-educator, and in its artistic-pedagogical-methodological practices. From this perspective, we consider that the teaching of Art is something important, integrative and indispensable to the formation of the human being, which is presented in the research during the development of the themes and classes taught by the teachers. With a theoretical basis in Baldi's (2023) Pedagogies that dance in dialogue with the interfaces of the teaching artist of Marques (2012) and Strazzacappa (2012). |
Palavras-chave: | Pedagogias da Dança Arte-educação Didáticocriativo Arte-educador Métodos Dance Pedagogies Art education Didacticcreative Art educator Methods |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Dança - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Jeronimo do Nascimento. 2025. 57 f. Métodos “didáticocriativos” no ensino da arte/dança. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16548 |
Data do documento: | 13-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Métodos “didáticocriativos” no ensino da artedança.pdf | 2.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.