00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16548
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Métodos “didáticocriativos” no ensino da arte/dança
Autor(es): Silva, Jeronimo do Nascimento
Primeiro Orientador: Lima, Noemi Mello Loureiro
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Anderson Diego da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Masseto, Débora Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Kamilla Mesquita
Resumo: A referida pesquisa é um estudo das formas didáticas criativas – também chamado de “didáticocriativo” – de ensino usadas por arte-educadores da Rede Estadual de Ensino para atuação da polivalência no ensino de Artes, entendendo a criatividade como o conhecimento que cada professor tem, e usa para o ensino polivalente. Tendo por maior premissa a reflexão sobre os métodos “didáticocriativos” e as interfaces presentes na arte-educação e suas possíveis Pedagogias em Artes, no Arte-educador, e nas suas práticas artística-pedagógicas-metodológica. Sob essa ótica, consideramos que o ensino de Arte é algo importante, integrativo e indispensável a formação do ser humano, que é apresentado na pesquisa durante o desenvolvimento das temáticas e das aulas ministradas pelos professores. Com embasamento teórico nas Pedagogias que dançam de Baldi (2023) em diálogo com as interfaces do artista docente de Marques (2012) e Strazzacappa (2012).
Abstract: This research is a study of the creative didactic forms – also called "creative didactic" – of teaching used by art-educators of the State Education Network to act polyvalence in the teaching of Arts, understanding creativity as the knowledge that each teacher has, and uses for polyvalent teaching. Having as its main premise the reflection on the "didactic-creative" methods and the interfaces present in art education and its possible Pedagogies in Arts, in the Art-educator, and in its artistic-pedagogical-methodological practices. From this perspective, we consider that the teaching of Art is something important, integrative and indispensable to the formation of the human being, which is presented in the research during the development of the themes and classes taught by the teachers. With a theoretical basis in Baldi's (2023) Pedagogies that dance in dialogue with the interfaces of the teaching artist of Marques (2012) and Strazzacappa (2012).
Palavras-chave: Pedagogias da Dança
Arte-educação
Didáticocriativo
Arte-educador
Métodos
Dance Pedagogies
Art education
Didacticcreative
Art educator
Methods
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Dança - Licenciatura
Citação: SILVA, Jeronimo do Nascimento. 2025. 57 f. Métodos “didáticocriativos” no ensino da arte/dança. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16548
Data do documento: 13-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Métodos “didáticocriativos” no ensino da artedança.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.