00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Noemi Mello Loureiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484585230502652pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Anderson Diego da Silva-
dc.contributor.referee2Masseto, Débora Cristina-
dc.contributor.referee3Oliveira, Kamilla Mesquita-
dc.creatorSilva, Jeronimo do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-07-10T17:37:07Z-
dc.date.available2025-07-10-
dc.date.available2025-07-10T17:37:07Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, Jeronimo do Nascimento. 2025. 57 f. Métodos “didáticocriativos” no ensino da arte/dança. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16548-
dc.description.abstractThis research is a study of the creative didactic forms – also called "creative didactic" – of teaching used by art-educators of the State Education Network to act polyvalence in the teaching of Arts, understanding creativity as the knowledge that each teacher has, and uses for polyvalent teaching. Having as its main premise the reflection on the "didactic-creative" methods and the interfaces present in art education and its possible Pedagogies in Arts, in the Art-educator, and in its artistic-pedagogical-methodological practices. From this perspective, we consider that the teaching of Art is something important, integrative and indispensable to the formation of the human being, which is presented in the research during the development of the themes and classes taught by the teachers. With a theoretical basis in Baldi's (2023) Pedagogies that dance in dialogue with the interfaces of the teaching artist of Marques (2012) and Strazzacappa (2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dança - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogias da Dançapt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectDidáticocriativopt_BR
dc.subjectArte-educadorpt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectDance Pedagogiespt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectDidacticcreativept_BR
dc.subjectArt educatorpt_BR
dc.subjectMethodspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleMétodos “didáticocriativos” no ensino da arte/dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA referida pesquisa é um estudo das formas didáticas criativas – também chamado de “didáticocriativo” – de ensino usadas por arte-educadores da Rede Estadual de Ensino para atuação da polivalência no ensino de Artes, entendendo a criatividade como o conhecimento que cada professor tem, e usa para o ensino polivalente. Tendo por maior premissa a reflexão sobre os métodos “didáticocriativos” e as interfaces presentes na arte-educação e suas possíveis Pedagogias em Artes, no Arte-educador, e nas suas práticas artística-pedagógicas-metodológica. Sob essa ótica, consideramos que o ensino de Arte é algo importante, integrativo e indispensável a formação do ser humano, que é apresentado na pesquisa durante o desenvolvimento das temáticas e das aulas ministradas pelos professores. Com embasamento teórico nas Pedagogias que dançam de Baldi (2023) em diálogo com as interfaces do artista docente de Marques (2012) e Strazzacappa (2012).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Métodos “didáticocriativos” no ensino da artedança.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.