00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16457
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso do aplicativo periodic table no ensino de química: uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil
Autor(es): Conceição, Matheus Henrique da
Primeiro Orientador: Mendes, Rafael Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Francine Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Laura Cristiane de
Resumo: O Estágio Supervisionado é um componente curricular essencial para a formação do futuro professor, pois relaciona aspectos teórico-práticos que tem grande relevância para a caminhada profissional do licenciando. E assim, esta pesquisa, tem como proposta aplicar uma experiência de ensino envolvendo uma Sequência Didática, empregando o aplicativo Periodic Table, como forma de organização das aprendizagens estudantis com vistas a estudar a temática Tabela Periódica com estudantes do Ensino Fundamental nos anos finais. O estudo envolveu alunos do 9º ano de uma escola do interior do estado de Alagoas, e a metodologia aplicada, de viés qualitativo, incluiu a proposta “Think-Pair-Share”, o uso do aplicativo Periodic Table, finalizando com a realização de seminários pelos estudantes da turma. Os resultados demonstraram que o uso do aplicativo contribuiu significativamente para a aprendizagem dos alunos, aumentando o interesse e facilitando a compreensão dos elementos químicos e suas propriedades. A sequência didática construída, com o uso de vídeos explicativos e seminários, tornou o processo de ensino mais dinâmico e interativo. Além disso, o estudo demonstrou que os alunos se engajaram mais nas atividades quando utilizam recursos digitais, o que refletiu em melhores avaliações do conteúdo e do método de ensino. A pesquisa sugere que tais práticas podem ser adaptadas para outras áreas e turmas, desde que haja um planejamento pedagógico adequado.
Abstract: Supervised Internship is an essential curricular component for the training of future teachers, as it relates theoretical and practical aspects that are highly relevant to the professional career of the undergraduate student. Thus, this research aims to apply a teaching experience involving a Didactic Sequence, using the Periodic Table application, as a way of organizing student learning with a view to studying the Periodic Table theme with elementary school students in the final years. The study involved 9th grade students from a school in the interior of the state of Alagoas, and the applied methodology, with a qualitative bias, included the “Think-PairShare” proposal, the use of the Periodic Table application, ending with the holding of seminars by the students in the class. The results showed that the use of the application contributed significantly to student learning, increasing interest and facilitating the understanding of chemical elements and their properties. The didactic sequence constructed, with the use of explanatory videos and seminars, made the teaching process more dynamic and interactive. Furthermore, the study demonstrated that students engaged more in activities when using digital resources, which resulted in better assessments of the content and teaching method. The research suggests that such practices can be adapted to other areas and classes, as long as there is adequate pedagogical planning.
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino
Aprendizagem
Tabela periódica dos elementos químicos
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Student learning
Periodic table
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Química- Licenciatura
Citação: CONCEIÇÃO, Matheus Henrique da. Uso do aplicativo periodic table no ensino de química: uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16457
Data do documento: 12-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do aplicativo periodic table no ensino de química_uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil.pdfUso do aplicativo periodic table no ensino de química: uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.