00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendes, Rafael Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828938541881117pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2Souza, Laura Cristiane de-
dc.creatorConceição, Matheus Henrique da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717168190009697pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T17:24:36Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T17:24:36Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Matheus Henrique da. Uso do aplicativo periodic table no ensino de química: uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16457-
dc.description.abstractSupervised Internship is an essential curricular component for the training of future teachers, as it relates theoretical and practical aspects that are highly relevant to the professional career of the undergraduate student. Thus, this research aims to apply a teaching experience involving a Didactic Sequence, using the Periodic Table application, as a way of organizing student learning with a view to studying the Periodic Table theme with elementary school students in the final years. The study involved 9th grade students from a school in the interior of the state of Alagoas, and the applied methodology, with a qualitative bias, included the “Think-PairShare” proposal, the use of the Periodic Table application, ending with the holding of seminars by the students in the class. The results showed that the use of the application contributed significantly to student learning, increasing interest and facilitating the understanding of chemical elements and their properties. The didactic sequence constructed, with the use of explanatory videos and seminars, made the teaching process more dynamic and interactive. Furthermore, the study demonstrated that students engaged more in activities when using digital resources, which resulted in better assessments of the content and teaching method. The research suggests that such practices can be adapted to other areas and classes, as long as there is adequate pedagogical planning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Química- Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectStudent learningpt_BR
dc.subjectPeriodic tablept_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUso do aplicativo periodic table no ensino de química: uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado é um componente curricular essencial para a formação do futuro professor, pois relaciona aspectos teórico-práticos que tem grande relevância para a caminhada profissional do licenciando. E assim, esta pesquisa, tem como proposta aplicar uma experiência de ensino envolvendo uma Sequência Didática, empregando o aplicativo Periodic Table, como forma de organização das aprendizagens estudantis com vistas a estudar a temática Tabela Periódica com estudantes do Ensino Fundamental nos anos finais. O estudo envolveu alunos do 9º ano de uma escola do interior do estado de Alagoas, e a metodologia aplicada, de viés qualitativo, incluiu a proposta “Think-Pair-Share”, o uso do aplicativo Periodic Table, finalizando com a realização de seminários pelos estudantes da turma. Os resultados demonstraram que o uso do aplicativo contribuiu significativamente para a aprendizagem dos alunos, aumentando o interesse e facilitando a compreensão dos elementos químicos e suas propriedades. A sequência didática construída, com o uso de vídeos explicativos e seminários, tornou o processo de ensino mais dinâmico e interativo. Além disso, o estudo demonstrou que os alunos se engajaram mais nas atividades quando utilizam recursos digitais, o que refletiu em melhores avaliações do conteúdo e do método de ensino. A pesquisa sugere que tais práticas podem ser adaptadas para outras áreas e turmas, desde que haja um planejamento pedagógico adequado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do aplicativo periodic table no ensino de química_uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil.pdfUso do aplicativo periodic table no ensino de química: uma tecnologia alternativa para a aprendizagem estudantil1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.