00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16447
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020)
Autor(es): Ramos, Letícia Beril Sousa
Primeiro Orientador: Andrade, Müller Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Amanda Lys dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Iracilda Maria de Moura
Resumo: As Ciências Biológicas, devido à sua vasta diversidade, proporcionam inúmeras oportunidades para a realização de investigações científicas. Diante dessa diversidade, os discentes, especialmente os da licenciatura, buscam explorar diversas temáticas para definir o tema ideal de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica dos TCCs do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da UFAL, destacando as áreas de maior ênfase e as mudanças ocorridas ao longo de 11 anos (2010 a 2020). A metodologia adotada foi uma análise observacional descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através do banco de TCCs da Coordenação do curso, incluindo tanto trabalhos físicos quanto digitais. Foram utilizados filtros específicos para realizar buscas nos arquivos digitais da biblioteca central da UFAL, resultando na análise de 116 TCCs no período analisado. As informações foram organizadas em planilhas eletrônicas, considerando variáveis como ferramentas, instrumentos, participantes e áreas de pesquisa. Observou-se uma predominância da coleta de dados por meio de imagens (84,5%; 98/116) e amostras biológicas (7,8%; 9/116). O questionário foi o instrumento mais utilizado para coleta de dados específicos para o desenvolvimento das pesquisas (33,6%; 39/116), seguido por entrevistas (13,8%; 16/116) e coleta de campo (12,1%; 14/116). Os participantes mais comuns foram membros da instituição de ensino onde o trabalho foi desenvolvido e/ou aplicado (58,6%) e a comunidade (12,1%; 14/116). As áreas de maior destaque foram Ensino (59,4%; 69/116), Biodiversidade (23,3%; 27/116) e Saúde (17,2%; 20/116). A pesquisa ressalta a importância da integração entre ensino e pesquisa na formação dos licenciandos, além de evidenciar a relevância da educação interprofissional para abordar questões sociais e de saúde. O uso predominante de imagens como fonte de dados reflete a crescente incorporação de tecnologias visuais na pesquisa, impulsionada pela acessibilidade tecnológica. O questionário, seguido de entrevistas e coleta de campo, mostrou-se como o método mais eficaz. A participação majoritária de membros da instituição reforça a integração entre pesquisa e ambiente educacional, com um envolvimento significativo de outros grupos, como comunidades e outros organismos. As áreas de Ensino, Biodiversidade e Saúde se destacaram, evidenciando a diversidade de interesses dos estudantes e sua busca por conhecimentos aplicáveis em contextos variados.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Alagoas – 2010/2020
Bibliometria
Educação
Formação docente
Monograph (Bachelor's Degree in Biological Sciences) – Federal University of Alagoas – 2010/2020
Bibliometrics
Education
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: RAMOS, Letícia Beril Sousa. Análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020). 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16447
Data do documento: 8-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020).pdfAnálise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020)810.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.