00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16447
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Müller Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692288738353942pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Amanda Lys dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188154960985978pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Iracilda Maria de Moura-
dc.creatorRamos, Letícia Beril Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9897420407825623pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-01T16:13:31Z-
dc.date.available2025-07-01-
dc.date.available2025-07-01T16:13:31Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.citationRAMOS, Letícia Beril Sousa. Análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020). 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16447-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Alagoas – 2010/2020pt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMonograph (Bachelor's Degree in Biological Sciences) – Federal University of Alagoas – 2010/2020pt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAnálise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs Ciências Biológicas, devido à sua vasta diversidade, proporcionam inúmeras oportunidades para a realização de investigações científicas. Diante dessa diversidade, os discentes, especialmente os da licenciatura, buscam explorar diversas temáticas para definir o tema ideal de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica dos TCCs do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da UFAL, destacando as áreas de maior ênfase e as mudanças ocorridas ao longo de 11 anos (2010 a 2020). A metodologia adotada foi uma análise observacional descritiva com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita através do banco de TCCs da Coordenação do curso, incluindo tanto trabalhos físicos quanto digitais. Foram utilizados filtros específicos para realizar buscas nos arquivos digitais da biblioteca central da UFAL, resultando na análise de 116 TCCs no período analisado. As informações foram organizadas em planilhas eletrônicas, considerando variáveis como ferramentas, instrumentos, participantes e áreas de pesquisa. Observou-se uma predominância da coleta de dados por meio de imagens (84,5%; 98/116) e amostras biológicas (7,8%; 9/116). O questionário foi o instrumento mais utilizado para coleta de dados específicos para o desenvolvimento das pesquisas (33,6%; 39/116), seguido por entrevistas (13,8%; 16/116) e coleta de campo (12,1%; 14/116). Os participantes mais comuns foram membros da instituição de ensino onde o trabalho foi desenvolvido e/ou aplicado (58,6%) e a comunidade (12,1%; 14/116). As áreas de maior destaque foram Ensino (59,4%; 69/116), Biodiversidade (23,3%; 27/116) e Saúde (17,2%; 20/116). A pesquisa ressalta a importância da integração entre ensino e pesquisa na formação dos licenciandos, além de evidenciar a relevância da educação interprofissional para abordar questões sociais e de saúde. O uso predominante de imagens como fonte de dados reflete a crescente incorporação de tecnologias visuais na pesquisa, impulsionada pela acessibilidade tecnológica. O questionário, seguido de entrevistas e coleta de campo, mostrou-se como o método mais eficaz. A participação majoritária de membros da instituição reforça a integração entre pesquisa e ambiente educacional, com um envolvimento significativo de outros grupos, como comunidades e outros organismos. As áreas de Ensino, Biodiversidade e Saúde se destacaram, evidenciando a diversidade de interesses dos estudantes e sua busca por conhecimentos aplicáveis em contextos variados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020).pdfAnálise bibliométrica dos trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Alagoas (2010 a 2020)810.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.