00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luis, Suzana Maria Barrios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1316564059387352pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Mônica Patrícia-
dc.creatorSantos, Aryanne Mayara Delmiro dos-
dc.creatorSilva, Lilia Mariana de França-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4627078878304840pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681482847303045pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-25T13:02:23Z-
dc.date.available2025-06-25-
dc.date.available2025-06-25T13:02:23Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Aryanne Mayara Delmiro dos; SILVA, Lília Mariana de França. Do brincar ao alfabetizar e letrar: a ludicidade como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. 2025. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16415-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the theoretical-methodological role of playful literacy practices based on a supervised internship experience in Literacy and Literacy in the Pedagogy Course at the Universidade Federal de Alagoas. This is a qualitative analysis, which discussed the contributions of a teaching project that developed three literacy didactic sequences using narratives in a first-year elementary school class at a public school in Maceió - AL. The work analyzes this experience, based on the theoretical articulation of productions by scholars, such as Soares (1999; 2016; 2017; 2020), Kleiman (1995; 2005), Galperin (2001), Marcuschi (2003), Kishimoto ( 1996; 2010), Vygotsky (1984), among others. In view of the objectives and theoretical perspective adopted, the article analyzes the process of planning and developing didactic sequences, through which students were at the center of the pedagogical work, experiencing a playful and motivating environment, led by them. In short, this work shows that the didactic sequences developed allowed children to advance in the acquisition of the alphabetic writing system, enjoying the pleasure of playing and reading as sociocultural situations within the school environment. In view of this, the supervised internship was configured as a significant formative experience of classroom diagnosis, planning, production of teaching material and conducting in the field of literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDo brincar ao alfabetizar e letrar: a ludicidade como uma ferramenta de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo discutir o papel teórico-metodológico de práticas lúdicas de alfabetização e letramento a partir de uma experiência de estágio supervisionado em Alfabetização e Letramento do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de uma análise de natureza qualitativa, que discutiu sobre as contribuições de um projeto de ensino que desenvolveu três sequências didáticas de alfabetização e letramento com uso de parlendas em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maceió - AL. O trabalho faz uma análise acerca dessa experiência, a partir da articulação teórica de produções de estudiosos, como Soares (1999; 2016; 2017; 2020), Kleiman (1995; 2005), Galperin (2001), Marcuschi (2003), Kishimoto (1996; 2010), Vygotsky (1984), entre outros. Em vista dos objetivos e da perspectiva teórica adotados, o artigo analisa o processo de planejamento e desenvolvimento das sequências didáticas, por meio das quais os estudantes estiveram como centro do trabalho pedagógico, vivenciando um ambiente lúdico e motivador, protagonizado pelos mesmos. Em suma, este trabalho mostra que as sequências didáticas desenvolvidas permitiram que as crianças avançassem na aquisição do sistema de escrita alfabética, desfrutando do prazer de brincar e da leitura enquanto situações socioculturais a partir do ambiente escolar. Em vista disso, o estágio supervisionado configurou-se como experiência formativa significativa de diagnóstico da sala de aula, planejamento, produção de material didático e regência no âmbito da alfabetização e letramento.pt_BR
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