00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16408
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Kátia Maria Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Silva, Givanildo da-
dc.creatorSantos, Adryele Vitória Soares dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9724042525335003pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-18T00:55:14Z-
dc.date.available2025-06-17-
dc.date.available2025-06-18T00:55:14Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Adryele Vitória Soares dos; MELO, Kátia Maria Silva de. As contribuições do enfoque histórico-crítico no processo de alfabetização. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16408-
dc.description.abstractThis article aims to present the contributions of the Historical-Critical Approach to the literacy process, based on the articulation between the foundations of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. It starts from the understanding that written language constitutes a superior form of symbolic mediation, being a fundamental instrument for access to systematized knowledge and for the development of higher psychic functions. Anchored in the theoretical assumptions of authors such as Dermeval Saviani, Lev Vygotsky and Alexander Luria, the study argues that literacy should transcend the mere mechanical learning of linguistic codes, promoting, in an intentional and guided manner, the conscious appropriation of the writing system as a socially and culturally situated practice. In other words, literacy is not limited to the technical mastery of the graphic elements of the language, such as the formation of letters or the phoneme-grapheme correspondence, but implies favoring, in a critical and contextualized manner, the insertion of the subject into the literate world. In view of this perspective, the following guiding question is formulated: how can the Historical-Critical Approach guide the literacy process? This study supports the need for a literacy practice that recognizes the active role of the subject in the constitution of thought and consciousness, and that attributes to pedagogical mediation a decisive function in the omnilateral formation of the individual. Thus, literacy is conceived as an intentional educational practice, aimed at transforming reality and the emancipation of historically situated subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectHistorical-critical pedagogypt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs contribuições do enfoque histórico-crítico no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of the historical-critical approach to the literacy processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva apresentar as contribuições do Enfoque Histórico-Crítico no processo de alfabetização, a partir da articulação entre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Parte-se da compreensão de que a linguagem escrita constitui uma forma superior de mediação simbólica, sendo instrumento fundamental para o acesso ao conhecimento sistematizado e para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Ancorado nos pressupostos teóricos de autores como Dermeval Saviani, Lev Vigotski e Alexander Luria, o estudo defende que a alfabetização deve transcender a mera aprendizagem mecânica dos códigos linguísticos, promovendo, de forma intencional e orientada, a apropriação consciente do sistema de escrita enquanto prática social e culturalmente situada. Em outras palavras, alfabetizar não se resume ao domínio técnico dos elementos gráficos da língua como a formação das letras ou a correspondência fonema-grafema, mas implica favorecer, de maneira crítica e contextualizada, a inserção do sujeito no mundo letrado. Diante dessa perspectiva, formula-se a seguinte questão norteadora: de que maneira o Enfoque Histórico-Crítico pode orientar o processo de alfabetização? O presente estudo sustenta a necessidade de uma prática alfabetizadora que reconheça o papel ativo do sujeito na constituição do pensamento e da consciência, e que atribua à mediação pedagógica uma função decisiva na formação omnilateral do indivíduo. Assim, a alfabetização é concebida como uma prática educativa intencional, voltada à transformação da realidade e à emancipação dos sujeitos historicamente situados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As contribuicoes do enfoque historico-critico no processo de alfabetizacao.pdf411.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.