00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Clara Suassuna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8548216840649489pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Simone Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940613323209791pt_BR
dc.creatorAquino, Rayssa Danielle Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713215268705142pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T15:07:27Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-17T15:07:27Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationAQUINO, Rayssa Danielle Lins de. Formação inicial: relatos das experiências nos estágios supervisionados. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16400-
dc.description.abstractLa presente monografía busca abordar la trayectoria académica y el proceso de aprendizaje de la práctica de la enseñanza de la historia a partir de las experiencias de las disciplinas generales estudiadas, centrándose en las Prácticas Supervisadas (I, II, III y IV) del curso de Licenciatura Plena en Historia de la Universidad Federal de Alagoas (UFAL), cursadas entre los años 2017 y 2019, dentro de una perspectiva personal, revisitando temas, textos discutidos durante el curso de estas disciplinas y el contexto histórico convulsionado del período, además de hacer presentes los recuerdos de las prácticas de enseñanza en Historia y reflexiones sobre las observaciones realizadas, que van desde la infraestructura de las escuelas hasta las dificultades enfrentadas en la entrega de las primeras clases y proyectos. A grandes rasgos, presenta también los debates sobre la reforma de la BNCC (Base nacional comum curricular), que estaba en proceso de discusión y reelaboración, sus implicaciones en la enseñanza de la historia y el posible aumento del desguace de las áreas de humanidades; las dificultades y contradicciones sobre rupturas y permanencias, existentes en la implementación de las leyes nº 10.639/03 y nº 11.645/08 que hicieron obligatoria la enseñanza de la cultura afrobrasileña e indígena en las escuelas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Curso de Históriapt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrácticas supervisadas - Curso de Historiapt_BR
dc.subjectProfesores – Formaciónpt_BR
dc.subjectHistoria – Estudio y enseñanzapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFormação inicial: relatos das experiências nos estágios supervisionadospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia busca abordar sobre a trajetória acadêmica e o processo de aprendizagem da prática do ensino de história a partir das experiências vivenciadas nas disciplinas gerais cursadas, dando enfoque as de Estágios Supervisionados (I, II, III e IV) do curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), assistidas entre os anos de 2017 e 2019, dentro de uma perspectiva pessoal, revisitando temas, textos debatidos durante o curso dessas disciplinas e o contexto histórico conturbado do período, além de se fazer presente as memórias das práticas dos estágios de docência em história e reflexões sobre as observações realizadas, que vão desde a infraestrutura das escolas até as dificuldades enfrentadas na ministração das primeiras aulas e projetos. Em grosso modo é apresentado também os debates acerca da reforma da BNCC (Base nacional comum curricular), que estava em processo de discussão e reelaboração, suas implicações no ensino de história e possível aumento do sucateamento das áreas de humanas; as dificuldades e as contradições acerca de rupturas e permanências, existentes na implementação das leis nº 10.639/03 e nº11.645/08 que tornaram obrigatório o ensino da cultura afrobrasileira e indígena nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação inicial: relatos das experiências nos estágios supervisionados.pdf443.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.