00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vânio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.creatorAraújo, José Douglas Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4461725335911849pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-17T14:15:45Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-17T14:15:45Z-
dc.date.issued2024-12-08-
dc.identifier.citationARAÚJO, José Douglas Cavalcante. Diversidade de metodologias: alternativa para os problemas do ensino-aprendizagemda trigonometria no Ensino médio. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16398-
dc.description.abstractThis article conducts a bibliographic study on the difficulties in teaching and learning trigonometry, identifying possible causes and proposing strategies for overcoming these issues through methodological diversification. This includes the use of software, the history of mathematics, playful resources, and practical activities both inside and outside the classroom. These methodologies are discussed and implemented by various scholars, and will be analyzed in this article to justify their importance in reducing issues related to the teaching and learning of trigonometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrigonometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem (Dificuldades)pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTrigonometry – Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning (Difficulties)pt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleDiversidade de metodologias: alternativa para os problemas do ensino-aprendizagemda trigonometria no Ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo realiza um estudo bibliográfico sobre as dificuldades no ensino aprendizagem da trigonometria, identificando suas possíveis causas e propondo estratégias para sua superação por meio da diversificação metodológica, que inclui o uso de softwares,história da matemática, recursos lúdicos e atividades práticas dentro e fora da sala de aula. Essas metodologias são abordadas e postas em prática por diversos estudiosos, as quais serão analisadas nesse trabalho, a fim de justificar suas importâncias para a diminuição dos problemas sobre o ensino e aprendizagem da Trigonometria.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversidade de metodologias alternativa para os problemas do ensino-aprendizagemda trigonometria no Ensino médio.pdf705.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.