00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16397
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A racionalidade como instrumento de tomada de decisão na gestão escolar e na resolução de conflitos
Autor(es): Souza, Larissa Torres Gouveia
Santos, Monique Lima dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Jorge Eduardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Gaudêncio, Jordânia de Araújo Souza
Resumo: Neste trabalho, buscou-se inicialmente identificar os tipos mais recorrentes de conflitos em escolas municipais da rede municipal de Maceió (AL) e analisar de que forma os gestores atuam diante dessas situações, com o objetivo de compreender suas abordagens e estratégias de enfrentamento no contexto escolar. Com base na teoria da ação social e dos tipos de racionalidade de Max Weber, e na concepção da escola como arena política, procurou-se entender como os gestores lidam com as tensões e disputas no ambiente educacional. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a realização de entrevistas baseadas em roteiro semiestruturado. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede municipal de Maceió, com a participação de quatro gestores escolares (dois homens e duas mulheres) com idades entre 35 e 55 anos, e no mínimo, 15 anos de experiência na área da educação. Os resultados evidenciam a complexidade das relações no ambiente escolar, onde os conflitos emergem como parte natural da convivência entre diferentes interesses, valores e dinâmicas de poder. Para a maioria dos gestores, o conflito é compreendido como algo inevitável e inerente ao cotidiano escolar. Os tipos mais recorrentes de conflitos mencionados foram interpessoais, envolvendo principalmente os próprios profissionais das escolas. As estratégias de enfrentamento apontadas pelos participantes revelam uma predominância da racionalidade prática e comunicativa, com ênfase no diálogo, na escuta ativa e na mediação. A experiência profissional dos gestores mostrou-se um fator determinante na escolha das abordagens adotadas, favorecendo posturas reflexivas e desafiadoras. Ficou evidente que a atuação dos gestores está atravessada por relações de poder, o que reforça a concepção da escola como espaço político de constantes disputas, decisões e mediações.
Abstract: In this work, we initially sought to identify the most recurrent types of conflicts in municipal schools in the municipal network of Maceió (AL) and analyze how managers act in these situations, with the aim of understanding their approaches and coping strategies in the school context. Based on Max Weber's theory of social action and types of rationality, and the conception of school as a political arena, the aim was to understand how administrators deal with tensions and disputes in the educational environment. The methodology used was qualitative research, with interviews based on a semi-structured script. The study was conducted in four schools in the municipal network of Maceió, with the participation of four school administrators (two men and two women) aged between 35 and 55 years old, and with at least 15 years of experience in the area of education. The results demonstrate the complexity of relationships in the school environment, where conflicts emerge as a natural part of the coexistence between different interests, values, and power dynamics. For most managers, conflict is understood as something inevitable and inherent to everyday school life. The most common types of conflict mentioned were interpersonal, mainly involving school professionals themselves. The coping strategies indicated by the participants reveal a predominance of practical and communicative rationality, with an emphasis on dialogue, active listening, and mediation. The managers' professional experience proved to be a determining factor in the choice of approaches adopted, favoring reflective and challenging postures. It was clear that the managers' actions are permeated by power relations, which reinforces the conception of the school as a political space of constant disputes, decisions, and mediations.
Palavras-chave: Gestão escolar
Ação social
Max Weber
Racionalidade
School management
Social action
Rationality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SOUZA, Larissa Torres Gouveia de; SANTOS, Monique Lima dos. A racionalidade como instrumento de tomada de decisão na gestão escolar e na resolução de conflitos. 2025. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16397
Data do documento: 29-mai-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A racionalidade como instrumento de tomada de decisao na gestao escolar e na resolucao de conflitos.pdfA racionalidade como instrumento de tomada de decisão na gestão escolar e na resolução de conflitos513.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.