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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16388
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da aprendizagem: um estado da arte na pesquisa contemporânea |
Autor(es): | Barros, Aksa Aryane dos Santos |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Eraldo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Fernanda Lins de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Roselito Oliveira dos |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar, com base em pesquisas, os métodos e concepções de aprendizagem utilizadas no Brasil, investigando como as avaliações são aplicadas na educação, as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos nesse processo e possíveis melhorias para sua aplicação. O problema de pesquisa surgiu do seguinte questionamento: por que as práticas avaliativas ainda estão fortemente ligadas a métodos tradicionais, mesmo diante da necessidade de abordagens mais formativas e inclusivas? Em termos metodológicos, foi realizada a pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa bibliográfica. A análise de conteúdo foi traçada em quatro categorias de análise. São elas: as concepções de docência gerais; as concepções de ensino aprendizagem; métodos ativos e procedimentos avaliativos e seus critérios. O estudo revelou que o tema "concepções de avaliação" é complexo e de grande relevância para análises educativas, pois os professores ainda possuem diferentes entendimentos sobre o assunto. Além disso, evidenciou-se que a discussão e a reflexão são ferramentas essenciais para aprimorar os processos educacionais e avaliativos. |
Abstract: | This article aims to analyze, based on research, the methods and conceptions of learning used in Brazil, investigating how assessments are conducted in education, the main challenges faced by teachers and students in this process, and possible improvements for its implementation. The research problem arises from the following question: why are assessment practices still strongly linked to traditional methods, even in the face of a growing need for more formative and inclusive approaches? Methodologically, the study is based on qualitative research using a bibliographic approach. Content analysis was conducted through four analytical categories: general conceptions of teaching, conceptions of teaching and learning, active methods, and assessment procedures and their criteria. The study revealed that the theme of "assessment conceptions" is complex and highly relevant for educational analysis, as teachers still present varied understandings of the topic. Additionally, it was found that discussion and reflection are essential tools for enhancing educational and assessment processes. |
Palavras-chave: | Avaliação Avaliação da aprendizagem Concepções de avaliação Experiência avaliativa Instrumento avaliativo Educational assessment Learning evaluation Assessment conceptions Evaluative experience Assessment tools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | BARROS, Aksa Aryane dos Santos; FERRAZ, Eraldo de Souza. Avaliação da aprendizagem: um estado da arte da pesquisa contemporânea. 2025. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16388 |
Data do documento: | 21-mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Avaliacao da aprendizagem - um estado da arte na pesquisa contemporanea.pdf | Avaliação da aprendizagem: um estado da arte na pesquisa contemporânea | 224.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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