Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16338
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de geografia face à pandemia da COVID-19: a visão de alunos do 6º ano, da Escola MEF Professora Rosineide Martins da Conceição, Rio Largo/AL |
Autor(es): | Araújo, Juliana Fortunato de |
Primeiro Orientador: | Ferreira Neto, José Vicente |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barroso, Carlos Maurício Rocha |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimarães Júnior, Sinval Autran Mendes |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido a partir das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio Supervisionado I, na Escola Municipal Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, localizada no centro da cidade de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, estado de Alagoas Brasil. O estágio envolveu a observação dos alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental, com foco no ensino de geografia durante a pandemia de COVID-19, período em que as aulas foram realizadas de forma remota. Diante do fechamento das escolas, o ensino remoto foi adotado como a principal alternativa para garantir a continuidade das aulas, utilizando plataformas digitais, como ocorreu na escola em questão. Este trabalho apresenta reflexões e uma análise dos impactos da pandemia na educação básica, além de relatar as experiências e expectativas dos alunos em relação ao ensino remoto e à absorção de conhecimentos durante e após a pandemia. |
Abstract: | This Course Completion Work (TCC) was developed based on the activities carried out in the Curricular Component Supervised Internship I, at the Escola Municipal Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, located in the center of the city of Rio Largo, Metropolitan Region of Maceió, state of Alagoas Brazil. The internship involved observing students in 6th year B of Elementary School, focusing on teaching geography during the COVID-19 pandemic, a period in which classes were held remotely. Faced with the closure of schools, remote teaching was adopted as the main alternative to guarantee the continuity of classes, using digital platforms, as occurred at the school in question. This work presents reflections and an analysis of the impacts of the pandemic on basic education, in addition to reporting students' experiences and expectations in relation to remote teaching and the absorption of knowledge during and after the pandemic. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Educação básica - Rio Largo (AL) Geografia - Estudo e ensino COVID-19, Pandemia de, 2020 Estudantes - Percepção Remote teaching Basic education - Rio Largo (AL) Geography - Study and teaching COVID-19, Pandemic, 2020 Students - Perception |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia - Licenciatura |
Citação: | ARAÚJO, Juliana Fortunato de. O ensino de geografia face à pandemia da COVID-19: a visão de alunos do 6º ano, da Escola MEF Professora Rosineide Martins da Conceição, Rio Largo/AL. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16338 |
Data do documento: | 16-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.