00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16338
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de geografia face à pandemia da COVID-19: a visão de alunos do 6º ano, da Escola MEF Professora Rosineide Martins da Conceição, Rio Largo/AL
Autor(es): Araújo, Juliana Fortunato de
Primeiro Orientador: Ferreira Neto, José Vicente
metadata.dc.contributor.referee1: Barroso, Carlos Maurício Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães Júnior, Sinval Autran Mendes
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido a partir das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio Supervisionado I, na Escola Municipal Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, localizada no centro da cidade de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, estado de Alagoas Brasil. O estágio envolveu a observação dos alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental, com foco no ensino de geografia durante a pandemia de COVID-19, período em que as aulas foram realizadas de forma remota. Diante do fechamento das escolas, o ensino remoto foi adotado como a principal alternativa para garantir a continuidade das aulas, utilizando plataformas digitais, como ocorreu na escola em questão. Este trabalho apresenta reflexões e uma análise dos impactos da pandemia na educação básica, além de relatar as experiências e expectativas dos alunos em relação ao ensino remoto e à absorção de conhecimentos durante e após a pandemia.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) was developed based on the activities carried out in the Curricular Component Supervised Internship I, at the Escola Municipal Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, located in the center of the city of Rio Largo, Metropolitan Region of Maceió, state of Alagoas Brazil. The internship involved observing students in 6th year B of Elementary School, focusing on teaching geography during the COVID-19 pandemic, a period in which classes were held remotely. Faced with the closure of schools, remote teaching was adopted as the main alternative to guarantee the continuity of classes, using digital platforms, as occurred at the school in question. This work presents reflections and an analysis of the impacts of the pandemic on basic education, in addition to reporting students' experiences and expectations in relation to remote teaching and the absorption of knowledge during and after the pandemic.
Palavras-chave: Ensino remoto
Educação básica - Rio Largo (AL)
Geografia - Estudo e ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020
Estudantes - Percepção
Remote teaching
Basic education - Rio Largo (AL)
Geography - Study and teaching
COVID-19, Pandemic, 2020
Students - Perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: ARAÚJO, Juliana Fortunato de. O ensino de geografia face à pandemia da COVID-19: a visão de alunos do 6º ano, da Escola MEF Professora Rosineide Martins da Conceição, Rio Largo/AL. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16338
Data do documento: 16-out-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.