00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira Neto, José Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0889646286927342pt_BR
dc.contributor.referee1Barroso, Carlos Maurício Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7423163932245430pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães Júnior, Sinval Autran Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7140686410578238pt_BR
dc.creatorAraújo, Juliana Fortunato de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1450279129615879pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-05T18:16:12Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-05T18:16:12Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.citationARAÚJO, Juliana Fortunato de. O ensino de geografia face à pandemia da COVID-19: a visão de alunos do 6º ano, da Escola MEF Professora Rosineide Martins da Conceição, Rio Largo/AL. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16338-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) was developed based on the activities carried out in the Curricular Component Supervised Internship I, at the Escola Municipal Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, located in the center of the city of Rio Largo, Metropolitan Region of Maceió, state of Alagoas Brazil. The internship involved observing students in 6th year B of Elementary School, focusing on teaching geography during the COVID-19 pandemic, a period in which classes were held remotely. Faced with the closure of schools, remote teaching was adopted as the main alternative to guarantee the continuity of classes, using digital platforms, as occurred at the school in question. This work presents reflections and an analysis of the impacts of the pandemic on basic education, in addition to reporting students' experiences and expectations in relation to remote teaching and the absorption of knowledge during and after the pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação básica - Rio Largo (AL)pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020pt_BR
dc.subjectEstudantes - Percepçãopt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectBasic education - Rio Largo (AL)pt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemic, 2020pt_BR
dc.subjectStudents - Perceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO ensino de geografia face à pandemia da COVID-19: a visão de alunos do 6º ano, da Escola MEF Professora Rosineide Martins da Conceição, Rio Largo/ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido a partir das atividades realizadas no Componente Curricular Estágio Supervisionado I, na Escola Municipal Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição, localizada no centro da cidade de Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió, estado de Alagoas Brasil. O estágio envolveu a observação dos alunos do 6º ano B do Ensino Fundamental, com foco no ensino de geografia durante a pandemia de COVID-19, período em que as aulas foram realizadas de forma remota. Diante do fechamento das escolas, o ensino remoto foi adotado como a principal alternativa para garantir a continuidade das aulas, utilizando plataformas digitais, como ocorreu na escola em questão. Este trabalho apresenta reflexões e uma análise dos impactos da pandemia na educação básica, além de relatar as experiências e expectativas dos alunos em relação ao ensino remoto e à absorção de conhecimentos durante e após a pandemia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.