00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Pedro Paulo Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8632517669570137pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.referee2Santos, Valci Melo Silva dos-
dc.creatorSilva, Hua Su Quaresma da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0033240147255811pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-04T14:23:38Z-
dc.date.available2025-06-04-
dc.date.available2025-06-04T14:23:38Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Hua Su Quaresma da; FIGUEIREDO, Pedro Paulo Viana. Considerações sobre a literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança. 2025. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16325-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the role of children’s literature in the cognitive development of children. The research is justified by the need to recognize the importance of reading in childhood, especially through children’s literature, in order to expand the child’s cultural repertoire and enrich their imagination. A qualitative approach was adopted, using a narrative literature review on the subject. The results highlight children’s literature as a key agent in children’s cognitive development. Beyond the simple act of reading or listening, children’s literature serves as a gateway to the development of linguistic, emotional, and social skills, while also fostering creativity and critical thinking. Through stories, children learn about the world and themselves, acquiring essential tools to become critical, empathetic individuals who are prepared to face life’s challenges. Therefore, encouraging reading from early childhood represents a valuable investment in the holistic development of the child, with positive outcomes that extend throughout life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConsiderações sobre a literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criançapt_BR
dc.title.alternativeConsiderations on children's literature for the child's cognitive developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo pesquisar o papel da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança. A pesquisa se justifica pela necessidade de reconhecer o papel da leitura na infância, principalmente a partir da literatura infantil, a fim de aumentar o repertório cultural da criança e enriquecer o seu imaginário. Optou-se por trabalhar com a abordagem qualitativa, utilizando uma revisão bibliográfica narrativa sobre o assunto. Como resultado, nossa pesquisa aponta a literatura infantil como um importante agente para o desenvolvimento cognitivo da criança; indo além do simples ato de ler e ouvir, a literatura infantil é a porta de entrada para a formação de habilidades linguísticas, emocionais e sociais, além de promover a criatividade e o pensamento crítico. Através das histórias, as crianças aprendem sobre o mundo e sobre si mesmas, adquirindo ferramentas importantes para se tornarem indivíduos críticos, empáticos e preparados para enfrentar os desafios da vida. Portanto, incentivar a leitura desde a infância é um investimento valioso no desenvolvimento integral da criança, com resultados positivos que se estendem por toda a vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Consideracoes sobre a literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da crianca.pdfConsiderações sobre a literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança397.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.