Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16318
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A (sobre) vivência LGBTQIAPN+ durante a formação profissional do cirurgião dentista |
Autor(es): | Malta, Breno Fernandes Monteiro |
Primeiro Orientador: | Nóbrega, Diego Figueiredo |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Castro, Cristiane Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Romão, Dayse Andrade |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rios, Roberta Albuquerque Acioli |
Resumo: | Introdução: Apesar da homofobia e transfobia serem crimes, o Brasil continua sendo o país que mais mata a comunidade LGBTQIAPN+ no mundo. A desinformação de docentes e discentes das universidades e dos profissionais de saúde sobre esta população contribuem para uma cultura discriminatória durante a formação do cirurgião-dentista. Objetivo: Sintetizar as evidências sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ durante a formação em Odontologia. Metodologia: Foi desenvolvida uma revisão integrativa baseada na pergunta norteadora: “Quais os principais desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ durante a formação em Odontologia?”. Dois revisores consultaram as bases de dados LILACS, PubMed e Google Acadêmico, de onde foram extraídos estudos quali e quantitativos que haviam investigado preconceito, homofobia, ou sexismo em alunos da comunidade LGBTQIAPN+ durante o curso de graduação em Odontologia. Resultados: Dos 124 estudos encontrados, 15 foram incluídos na revisão integrativa. Observou-se que a temática relativa à comunidade LGBTQIAPN+ não é explorada na grade curricular dos cursos. Consequentemente, estes alunos relatam estigmatização, falta de aceitação e exclusão, afetando negativamente sua experiência acadêmica. Considerações finais: Os estudos avaliados evidenciam uma lacuna no currículo de Odontologia sobre questões LGBTQIAPN+ que compromete a preparação dos profissionais e perpetua a discriminação. |
Abstract: | Introduction: Although homophobia and transphobia are crimes, Brazil continues to be the country that kills the most LGBTQIAPN+ people in the world. The lack of information among university professors, students and health professionals about this population contributes to a discriminatory culture during the training of dentists. Objective: To synthesize the evidence on the challenges faced by the LGBTQIAPN+ community during training in Dentistry. Methodology: An integrative review was developed based on the guiding question: “What are the main challenges faced by the LGBTQIAPN+ community during their training in Dentistry?”. Two reviewers consulted the LILACS, PubMed and Google Scholar databases, from which qualitative and quantitative studies were extracted that had investigated prejudice, homophobia, or sexism in LGBTQIAPN+ students during their undergraduate Dentistry course. Results: Of the 124 studies found, 15 were included in the integrative review. It was observed that the theme related to the LGBTQIAPN+ community is not explored in the course curriculum. Consequently, these students report stigmatization, lack of acceptance and exclusion, negatively affecting their academic experience. Final considerations: The studies evaluated highlight a gap in the Dentistry curriculum on LGBTQIAPN+ issues that compromises the preparation of professionals and perpetuates discrimination. |
Palavras-chave: | Cirurgião dentista - Formação Teoria Queer Discriminação de sexo na educação medica Homofobia Dentist - Training Queer Theory Sex discrimination in medical education Homophobia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Odontologia - Bacharelado |
Citação: | MALTA, Breno Fernandes Monteiro. A (sobre) vivência LGBTQIAPN+ durante a formação profissional do cirurgião dentista. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16318 |
Data do documento: | 13-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ODONTOLOGIA - FOUFAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A (sobre) vivência LGBTQIAPN+ durante a formação profissional do cirurgião dentista.pdf Until 2026-06-03 | 395.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.