00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16299
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas: impactos da localização escolar e infraestrutura viária
Título(s) alternativo(s): Study of urban mobility of high school students in the city of Teotônio Vilela, Alagoas: impacts of school location and road infrastructure
Autor(es): Silva, Reimildo Barbosa da
Primeiro Orientador: Silva, Paulo Rogerio de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Desidério, Edilma de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Gilcileide Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira
Resumo: O estudo investiga como a localização das escolas de Ensino Médio em relação ao uso do solo e à qualidade da infraestrutura viária afetam a mobilidade de estudantes na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas. O objetivo é analisar o impacto dessas variáveis nos deslocamentos diários e na adoção de meios de transporte sustentáveis, como caminhar e andar de bicicleta. A pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa e teórica, com base em autores como Campos (2006), Carlos (2011), Cassab (2015), Corrêa (1989), Jardim (2011), Santos (2007) e Vasconcellos (2001), envolveu o mapeamento geoespacial das escolas e a análise das principais rotas utilizadas por estudantes, considerando a qualidade das vias de acesso. Ferramentas como Google Earth Pro e Google Maps foram usadas para medir distâncias e classificar os tipos de vias em termos de qualidade e presença de ciclovias. Os resultados indicam que a má qualidade das vias prejudica a mobilidade de estudantes, dificultando o uso de transportes sustentáveis. O estudo conclui que melhorias na infraestrutura viária e uma distribuição equilibrada das escolas são essenciais para promover uma mobilidade mais sustentável e equitativa, com efeitos positivos na inclusão social e no desenvolvimento urbano, reforçando a necessidade de políticas públicas focadas na distribuição escolar e na melhoria das vias.
Abstract: The study investigates how the location of high schools in relation to land use and the quality of road infrastructure affect student mobility in the city of Teotônio Vilela, Alagoas. The objective is to analyze the impact of these variables on daily commutes and the adoption of sustainable modes of transportation, such as walking and cycling. The research, based on a qualitative and theoretical approach, draws from authors such as Campos (2006), Carlos (2011), Cassab (2015), Corrêa (1989), Jardim (2011), Santos (2007), and Vasconcellos (2001). It involved geospatial mapping of the schools and analysis of the main routes used by students, considering the quality of access roads. Tools such as Google Earth Pro and Google Maps were used to measure distances and classify the types of roads in terms of quality and the presence of bike lanes. The results indicate that the poor quality of the roads hinders student mobility, making it difficult to use sustainable transportation. The study concludes that improvements in road infrastructure and a more balanced distribution of schools are essential to promote more sustainable and equitable mobility, with positive effects on social inclusion and urban development, reinforcing the need for public policies focused on school distribution and road improvements.
Palavras-chave: Mobilidade urbana – estudantes – deslocamento sustentável
Planejamento urbano – infraestrutura
Deslocamento estudantil – escola – percusso
Accessibility
Sustainable mobility
Planning
Distance
Routes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: SILVA, Reimildo Barbosa da. Estudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas: impactos da localização escolar e infraestrutura viária. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16299
Data do documento: 4-nov-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas_impactos da localização escolar e infraestrutura viária.pdfEstudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas: impactos da localização escolar e infraestrutura viária7.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.