00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Rogerio de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7291026502561817pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Desidério, Edilma de Jesus-
dc.contributor.referee1Silva, Gilcileide Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134762181741179pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Francisca Maria Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5579852884469516pt_BR
dc.creatorSilva, Reimildo Barbosa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699410863966367pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-03T14:11:28Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-06-03T14:11:28Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, Reimildo Barbosa da. Estudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas: impactos da localização escolar e infraestrutura viária. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16299-
dc.description.abstractThe study investigates how the location of high schools in relation to land use and the quality of road infrastructure affect student mobility in the city of Teotônio Vilela, Alagoas. The objective is to analyze the impact of these variables on daily commutes and the adoption of sustainable modes of transportation, such as walking and cycling. The research, based on a qualitative and theoretical approach, draws from authors such as Campos (2006), Carlos (2011), Cassab (2015), Corrêa (1989), Jardim (2011), Santos (2007), and Vasconcellos (2001). It involved geospatial mapping of the schools and analysis of the main routes used by students, considering the quality of access roads. Tools such as Google Earth Pro and Google Maps were used to measure distances and classify the types of roads in terms of quality and the presence of bike lanes. The results indicate that the poor quality of the roads hinders student mobility, making it difficult to use sustainable transportation. The study concludes that improvements in road infrastructure and a more balanced distribution of schools are essential to promote more sustainable and equitable mobility, with positive effects on social inclusion and urban development, reinforcing the need for public policies focused on school distribution and road improvements.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana – estudantes – deslocamento sustentávelpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano – infraestruturapt_BR
dc.subjectDeslocamento estudantil – escola – percussopt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectSustainable mobilitypt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectDistancept_BR
dc.subjectRoutespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleEstudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas: impactos da localização escolar e infraestrutura viáriapt_BR
dc.title.alternativeStudy of urban mobility of high school students in the city of Teotônio Vilela, Alagoas: impacts of school location and road infrastructurept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo investiga como a localização das escolas de Ensino Médio em relação ao uso do solo e à qualidade da infraestrutura viária afetam a mobilidade de estudantes na cidade de Teotônio Vilela, Alagoas. O objetivo é analisar o impacto dessas variáveis nos deslocamentos diários e na adoção de meios de transporte sustentáveis, como caminhar e andar de bicicleta. A pesquisa, fundamentada em uma abordagem qualitativa e teórica, com base em autores como Campos (2006), Carlos (2011), Cassab (2015), Corrêa (1989), Jardim (2011), Santos (2007) e Vasconcellos (2001), envolveu o mapeamento geoespacial das escolas e a análise das principais rotas utilizadas por estudantes, considerando a qualidade das vias de acesso. Ferramentas como Google Earth Pro e Google Maps foram usadas para medir distâncias e classificar os tipos de vias em termos de qualidade e presença de ciclovias. Os resultados indicam que a má qualidade das vias prejudica a mobilidade de estudantes, dificultando o uso de transportes sustentáveis. O estudo conclui que melhorias na infraestrutura viária e uma distribuição equilibrada das escolas são essenciais para promover uma mobilidade mais sustentável e equitativa, com efeitos positivos na inclusão social e no desenvolvimento urbano, reforçando a necessidade de políticas públicas focadas na distribuição escolar e na melhoria das vias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas_impactos da localização escolar e infraestrutura viária.pdfEstudo da mobilidade urbana de estudantes do ensino médio na cidade de Teotônio Vilela em Alagoas: impactos da localização escolar e infraestrutura viária7.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.