00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7632501056879630pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.creatorNascimento, Elaine Gabrielle Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171755651520753pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T16:31:40Z-
dc.date.available2025-05-28-
dc.date.available2025-05-28T16:31:40Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Elaine Gabrielle Gonçalves. O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectFormas e númerospt_BR
dc.subjectAbordagem lúdicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA igualdade de acesso à educação é um direito humano fundamental que está diretamente relacionado à melhoria da qualidade de vida em diversas realidades sociais e econômicas. A matemática, como ferramenta propulsora do desenvolvimento humano, desempenha um papel fundamental no processo educacional e evolutivo da ciência. O ensino da matemática na educação infantil é crucial para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, proporcionando-lhes habilidades essenciais para o crescimento intelectual. A ludicidade, através de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, emerge como elemento crucial para tornar a matemática mais atraente e significativa para os estudantes. Ao incorporar estratégias lúdicas, a disciplina desenvolve um vínculo afetivo com as crianças, desmistificando a ideia de complexidade e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente. Este trabalho tem como objetivo investigar como o ensino da matemática, através de abordagens lúdicas com formas e números, pode impactar positivamente o ambiente escolar na educação infantil, tornando-o mais dinâmico e atraente para os estudantes. O mesmo abordará conceitos-chave relacionados ao ensino da matemática na educação infantil, o papel da ludicidade nesse contexto e as teorias que fundamentam a abordagem lúdica no ensino. Através de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa, busca-se fornecer subsídios teóricos e práticos para promover abordagens pedagógicas mais efetivas e atrativas no ensino da matemática na educação infantil. Em síntese, o ensino da matemática por meio do brincar com formas e números pode influenciar positivamente o ambiente escolar na educação infantil. Através da ludicidade, as crianças se aproximam da matemática de maneira prazerosa e significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil.pdfO ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil584.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.