Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7632501056879630 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Carloney Alves de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9900433024242592 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Elaine Gabrielle Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4171755651520753 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-28T16:31:40Z | - |
dc.date.available | 2025-05-28 | - |
dc.date.available | 2025-05-28T16:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Elaine Gabrielle Gonçalves. O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil. 2025. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16276 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Formas e números | pt_BR |
dc.subject | Abordagem lúdica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A igualdade de acesso à educação é um direito humano fundamental que está diretamente relacionado à melhoria da qualidade de vida em diversas realidades sociais e econômicas. A matemática, como ferramenta propulsora do desenvolvimento humano, desempenha um papel fundamental no processo educacional e evolutivo da ciência. O ensino da matemática na educação infantil é crucial para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, proporcionando-lhes habilidades essenciais para o crescimento intelectual. A ludicidade, através de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, emerge como elemento crucial para tornar a matemática mais atraente e significativa para os estudantes. Ao incorporar estratégias lúdicas, a disciplina desenvolve um vínculo afetivo com as crianças, desmistificando a ideia de complexidade e tornando o processo de aprendizagem mais envolvente. Este trabalho tem como objetivo investigar como o ensino da matemática, através de abordagens lúdicas com formas e números, pode impactar positivamente o ambiente escolar na educação infantil, tornando-o mais dinâmico e atraente para os estudantes. O mesmo abordará conceitos-chave relacionados ao ensino da matemática na educação infantil, o papel da ludicidade nesse contexto e as teorias que fundamentam a abordagem lúdica no ensino. Através de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa, busca-se fornecer subsídios teóricos e práticos para promover abordagens pedagógicas mais efetivas e atrativas no ensino da matemática na educação infantil. Em síntese, o ensino da matemática por meio do brincar com formas e números pode influenciar positivamente o ambiente escolar na educação infantil. Através da ludicidade, as crianças se aproximam da matemática de maneira prazerosa e significativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil.pdf | O ensino da matemática através do brincar com as formas e números na educação infantil | 584.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.