Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16275| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Alfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência | 
| Autor(es): | Silva, Wilson Moreira da | 
| Primeiro Orientador: | Santos, Adriana Cavalcanti dos | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Silvana Paulina de | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Luis, Suzana Maria Barrios | 
| Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita, bem como o uso de recursos didáticos, em uma turma com alunos não alfabetizados, e apresentar os dados obtidos a partir das intervenções realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse contexto, destacam-se os desafios do processo de formação inicial de estudantes de Pedagogia por meio do PIBID. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em diários de estudos e de campo, além de diagnósticos iniciais e finais de acompanhamento individualizado dos alunos, propostos pela supervisora do subprojeto Alfabetização e Letramento como práticas significativas e críticas de ser e estar na escola (Luis, 2023). A partir dos diários de estudo e de campo, foi possível observar os encaminhamentos das práticas de alfabetização voltadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com apoio de recursos didáticos. Com a aplicação dos diagnósticos inicial e final, foi possível acompanhar o progresso dos alunos nessas habilidades. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos pibidianos diante da diversidade de níveis de proficiência em leitura e escrita dos alunos, das limitações de recursos materiais e didáticos, e da dificuldade em manter o foco das crianças durante as leituras e atividades propostas pelo livro didático. No entanto, por meio das diversas intervenções propostas pelos licenciandos em Iniciação à Docência em Pedagogia, alcançaram-se resultados satisfatórios, demonstrando melhorias significativas no desempenho dos alunos quanto à fluência e compreensão leitora, bem como na capacidade de elaborar textos coerentes, bem estruturados e sem erros ortográficos. | 
| Abstract: | sem abstract | 
| Palavras-chave: | Alfabetização Leitura Escrita Pibid Formação docente  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura | 
| Citação: | SILVA, Wilson Moreira da; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Alfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16275 | 
| Data do documento: | 23-abr-2025 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Alfabetizacao - praticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciacao a docencia.pdf | Alfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência | 403.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.